O Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), Dom Néstor Herrera Heredia, indicou que "a evangelização formou a cultura cristã que identifica nosso povo da América Latina e do Caribe", em sua homilia da Eucaristia cotidiana com a qual começam os trabalhos da V Conferência Geral.

O Prelado equatoriano assinalou que "nos toca encontrar novos métodos para que haja coerência entre fé e vida, para que se encarne nos fieis a vida originada no Batismo".

Depois de indicar que não "podemos ocultar a falta de educação na fé nosso povo", Dom Herrera afirmou que "agora devemos dar orientações claras e concretas para a evangelização e a pastoral de nossas Igrejas particulares", ante a qual, "confortam-nos as palavras de Jesus: Tenham valor, eu venci o mundo".

Que o exemplo dos primeiros evangelizadores, entre os que se encontram muitos santos, e Santa Maria, "alente nosso ministério pastoral e nos infunde valor, coragem e entusiasmo para a nova evangelização a que estamos chamados" fortaleça "a vida cristã em nossas Igrejas particulares neste Continente da esperança".

O Presidente da CEE presidiu a Missa acompanhado por Dom Antonio Arregui, Arcebispo de Guayaquil; e Dom Raúl Vela Chiriboga, Arcebispo de Quito, quem cumpre hoje 35 anos de sua ordenação episcopal.