O Departamento de Imprensa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe deu a conhecer que além das Comissões de Redação a Comissão de Comunicações, já se constituíram completamente a Comissão de Liturgia, a Comissão Jurídica, a Comissão de Escrutínios, a Comissão de Atas e a Comissão de Mensagem Conclusiva.

A Comissão de Liturgia é presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Vitória da Conquista (Brasil); e seus membros são: Dom Mario Antonio Cargnello, Arcebispo de Salta (Argentina); e Dom Gregorio Nicanor Peña, Bispo de La Altagracia, Higüey (Rep. Dominicana.
Por sua parte, Dom José Dimas Cedeño, Arcebispo do Panamá, foi eleito Presidente da Comissão Jurídica; e está formada por Dom José María Arancibia, Arcebispo da Mendoza (Argentina); e Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre (Brasil).

Para a Comissão de Escrutínios, escolheram-se quatro bispos, dos quais Dom Ismael Rueda Sierra, Bispo de Socorro e San Gil (Colômbia) é o Presidente. Outros prelados são Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina (Brasil); Dom. Ricardo Ernesto Centelhas Guzmán, Bispo Auxiliar de Potosí (Bolívia); e Dom Luis Antonio Secco, Bispo de Willemstad (Antilhas).

Por outro lado, o Presidente da Comissão de Atas é Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza (Brasil); e outros membros da mesma são: Dom Ángel Garachana Pérez, Bispo de San Pedro Sula (Honduras); Dom Emiliano Cisneros, Bispo de Chachapoyas (Peru).

A Comissão de Mensagem Conclusiva é constituída por cinco bispos, dos quais Dom Jorge Jiménez Carvajal, Arcebispo de Cartagena (Colômbia), foi eleito Presidente. Os bispos restantes são Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo de Blumenau (Brasil); Dom Emilio Aranguren Echeverría, Bispo de Holguín (Cuba); Dom Álvaro Leonel Ramazini Imeri, Bispo de San Marcos (Guatemala); e Dom José Luis Chávez Botello, Arcebispo de Antequera (México).