O secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Arcebispo Angelo Amato, afirmou em Santiago de Compostela que tanto o valor absoluto da pessoa como a dimensão do religioso cristão são dois fundamentos das raízes espirituais da Europa que não devem ser esquecidos.

Para o Arcebispo vaticano "é preciso tirar do esquecimento contemporâneo dois fundamentos das raízes espirituais da Europa recuperando o valor absoluto da pessoa e a dimensão do religioso cristão".

Em uma exposição oferecida na 10º Jornada de Teologia no Seminário Maior da cidade, Dom. Amato afirmou que a Europa não deve esquecer suas raízes cristãs, porque "nestes dois mil anos o Cristianismo foi um fator  incentivante dos valores fundamentais da dignidade da pessoa, de sua liberdade, de sua igualdade".

Dom Amato lembrou as palavras que João Paulo II pronunciou em Santiago de Compostela em 1982 afirmando que a história da formação das nações européias foi ao mesmo tempo de sua evangelização. "É o Cristianismo quem suscitou na cultura européia uma criatividade extraordinária, em um contínuo e renovado diálogo com o Evangelho, diálogo às vezes conflitivo mas sempre fecundo", assinalou o secretário da congregação vaticano aludindo à mensagem do Papa.

Dom Amato assegurou que os valores aos quais se refere o preâmbulo e o Tratado Constitucional -aprovado pelos chefes de Estado reunidos em Bruxelas em junho passado e aonde se desconhece as raízes cristãs da Europa-, são valores humanos e cristãos.

"Se as cidades fossem eliminadas, as catedrais, as abadias, as casas e os livros de história européia, todas as pinturas, as esculturas, os acontecimentos, os personagens e as iniciativas caridosas e sociais, que tiveram origem nas idéias e os valores cristãos, Europa se redescobriria pobre e nua, como uma aldeia arrasada, vítima de um cataclismo de época. O Cristianismo é a árvore sã dos frutos da civilização européia", disse o Arcebispo.

Do mesmo modo, Dom Amato indicou aos participantes que "não bastam princípios constitucionais ou econômicos para criar ao cidadão europeu se não houver raízes espirituais -princípios e valores éticos- correspondentes a um espírito político, entendido no sentido alto platônico do dever ser".

Jornadas de Teologia

A presente edição das Jornadas, organizadas pelo Instituto Teológico Compostelano com o título "Fé cristã e futuro. Fundamentos e horizontes da cultura européia", concluíram Nesta quinta-feira 9 de setembro com uma Missa de encerramento celebrada na Catedral de Santiago de Compostela e presidida por seu Arcebispo compostelano, Dom Julián Bairro.