Recursos

NOTICIAS 26-11-03

O Papa ao CAM 2: é necessário que haja missionários santos para evangelizar a América

CIDADE DO VATICANO, 26 Nov 03 (ACI).- Em uma enérgica mensagem enviada ao Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, Arcebispo de Guatemala e presidente do II Congresso Americano Missionário, o Papa João Paulo II indicou que a nova evangelização requer uma nova onda de santidade na América

O CAM  foi inaugurado na terça-feira, dia  25, pelo Cardeal Crescenzio Sepe na Cidade da Guatemala em um clima de multitudinário entusiasmo e vai até o dia 30 de novembro.

Na mensagem, o Papa lembra a viagem que realizou em 2002 ao continente americano e especialmente a canonização de Pedro de São José Betancur.

 "A canonização deste extraordinário missionário foi, de certo modo -escreve o Papa- como o prelúdio do presente congresso", que tem como lema "Igreja na América, tua vida é missão".

"Um renovado impulso da missão ad gentes, na América e a partir da América -prossegue a mensagem- exige também hoje missionários santos e comunidades eclesiais santas".

 "O chamado à missão está unido à vocação à santidade,  'um pressuposto fundamental e uma condição insubstituível para realizar a missão salvífica da Igreja'. Antes dito chamado universal, devemos tomar consciência de nossa própria responsabilidade na difusão do Evangelho", acrescenta o Papa.

O Pontífice recordou que milhões de homens e mulheres que não conhecem Cristo "vivem à espera -às vezes inconsciente- de descobrir a verdade sobre o homem e sobre Deus, sobre a via que leva à libertação do pecado e da morte". Para esta humanidade "que anseia ou sente nostalgia da beleza de Cristo",  acrescenta o Papa, "o anúncio da Boa Notícia é uma tarefa vital e insuprimível".

 "Este Congresso está orientado a essa tarefa", destaca o Santo Padre, lembrando que "toda atividade pastoral deve se centrar na iniciação cristã e na formação que, ajudando a amadurecer e a reforçar a fé dos que já se aproximaram a ela e atraindo aos que ainda estão afastados, representam a maior garantia para que as Igrejas particulares da América desenvolvam uma  eficaz obra de cooperação e animação missionária".

 "Grande é a responsabilidade de vossas Igrejas particulares na obra de evangelização do mundo contemporâneo -conclui-. Grande é o fruto que elas poderão dar nesta nova primavera missionária 'se todos os cristãos e, em particular, os missionários e as jovens Igrejas responderem com generosidade e santidade às solicitações e desafios de nosso tempo'".

 

Deus se manifesta nas vicissitudes da história, lembra João Paulo II

VATICANO, 26 Nov 03 (ACI).- Sorridente e mais recomposto, o Papa João Paulo II dedicou sua habitual catequese de quarta-feira a refletir sobre a presença de Deus na história, especialmente em meios às vicissitudes.

A imprensa internacional destacou a boa aparência do Santo Padre, que chegou sorrindo à Sala Paulo VI do Vaticano, onde aguardavam cerca de dez mil fiéis. O Papa falou sobre o Salmo 109, "O Messias, rei e sacerdote", lidos todos os domingos nas Vésperas.

"No horizonte as forças hostis se instituem, entretanto, são neutralizadas por uma vitoriosa conquista", disse o Pontífice e explicou que há  um "contraste geral entre o projeto de Deus, que atua através de seu escolhido, e os desígnios daqueles que querem afirmar seu poder hostil e prevaricador".

"Ocorre, portanto, o eterno confronto entre o bem e o mal, que se desenvolve dentro das vicissitudes históricas, mediante as quais Deus se manifesta e nos fala", disse o Papa.

João Paulo II disse que na primeira parte do Salmo há  "um oráculo dirigido por Deus  Àquele que o salmista chama 'meu Senhor', quer dizer, ao soberano de Jerusalém. O oráculo proclama a entronização do descendente de Davi 'à direita' de Deus".

 O Santo Padre precisou que o Salmo "contém um oráculo sacerdotal, cujo protagonista continua sendo o rei Davi. A  dignidade real, garantida por um juramento divino solene, une também em si aquela sacerdotal".

"A referência a Melquesedec, rei-sacerdote de Salém, quer dizer, da antiga Jerusalém, e quiçá a via para justificar o particular sacerdócio do rei junto ao sacerdócio oficial levítico do templo de Sião. A Carta aos Hebreus parte precisamente deste oráculo: 'Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquesedec', para ilustrar o sacerdócio de Jesus Cristo especial e perfeito", concluiu.

A audiência foi muito emotiva. O Pontífice expressou sua alegria perante uma banda mexicana que lhe dedicou a canção "Cielito Lindo", associada à sua primeira viagem fora do Vaticano que teve entre seus destinos o México. Além disso, um coral de crianças polonesas, vestidas de vermelho e branco, e um do Clube Alpino, com becas rubro-azuis dedicaram-lhe outros cantos.

 

Cristãos devem ajudar a compreender o sentido da dor, diz o Papa

VATICANO, 26 Nov 03 (ACI).- O Papa João Paulo II fez um chamado aos cristãos a ajudar as pessoas que padecem alguma doença, a compreender o sentido da dor e o significado da existência através de Cristo.

Na mensagem que dedicou à  Associação Religiosa de Institutos Sócio-sanitários (ARIS), pelo 40º aniversário de sua fundação, o Santo Padre enviou uma mensagem à instituição na qual exorta os membros a "continuar servindo os doentes com competência e dedicação".

"Com freqüência os que vivem em situações de pena e dor profunda têm dificuldades em compreender o sentido e o significado da existência. É  importante então que ao seu lado haja alguém que como o bom samaritano os ajude e acompanhe", indicou o Pontífice.

Lembrou também que pessoas como a Madre Teresa, "beatificada recentemente, testemunham de forma simples e concreta a caridade e a compaixão do Senhor pelos marginalizados, os que sofrem, os doentes e os moribundos. Enquanto aliviam as feridas de seus corpos,  ajudam a encontrar Cristo que, vencendo a morte, revelou o  valor pleno da vida em todas suas fases e condições".

O Papa manifestou seu apreço pela obra da associação em muitos países e "especialmente nos territórios de missão".

"Ajudais essas Igrejas jovens a administrar estruturas de acolhida para os doentes e os que sofrem e a formar agentes sanitários e pastorais. É um bem que essa proveitosa colaboração entre as comunidades eclesiais do Norte e do Sul do mundo se intensifique cada vez mais", disse.

 

O Papa nomeia dois novos Bispos para o Brasil

VATICANO, 26 Nov 03 (ACI).- O Papa João Paulo II nomeou  Dom Matias Patrício de Macêdo, até  agora Bispo de Campina Grande, como  Arcebispo de Natal; e  Dom Plínio José Luz da Silva, até agora Auxiliar de Fortaleza,  como Bispo de Picos.

Dom Matias Patrício de Macedo  nasceu em Santana do Matos, em Natal, em 14 de abril de 1936. depois de estudar no seminário menor de Natal, estudou teologia no  Seminário maior de Fortaleza. Após a ordenação sacerdotal  obteve uma especialização  em Teologia Pastoral em Roma,  na Pontifícia Universidade Salesiana.

Em 14 de julho de 1963  foi ordenado sacerdote, incardinando-se  na Arquidiocese de Natal. Foi pároco em diversas paróquias, foi assistente eclesiástico da Juventude Agrícola Católica, Coordenador de Pastoral  e Diretor espiritual do Seminário maior arquidiocesano. Em 12 de julho de 1990  foi nomeado Bispo de Cajazeiras.

O Arcebispo eleito foi Vice-presidente da Conferência Episcopal Regional "Nordeste 2" e em 2000  foi nomeado Bispo coadjutor de Campina Grande da qual é bispo ordinário desde 2001.

Sucederá o Arcebispo Heitor de Araújo Sales, cuja renúncia ao governo pastoral de Natal foi aceita por limite de idade.

Dom Plínio José Luz da Silva  nasceu em Pacoti, estado do Ceará em 18 de outubro de 1955. Realizou seus estudos no seminário de Prainha  e com os Padres Salvatorianos em Parangaba.  Completou sua Filosofia  e Teologia no Instituto Teológico de Fortaleza. Seguiu em Roma  um curso de Espiritualidade e Animação Missionária  no Centro Internacional de Animação Missionária da congregação para a Evangelização dos Povos.

Foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1984,  e foi  pároco nas paróquias de São Francisco de Assis em Fortaleza,  de Nossa Senhora das Graças em Ideal, de Nossa Senhora Imaculada em Redenção e de Nossa Senhora da Palma em Baturité.

Foi Vigário episcopal da região Serra, membro do Conselho presbiteral  e encarregou-se da animação missionária e os meios de comunicação.

Em 13 de junho de 2001  foi nomeado Bispo titular de Marazane e auxiliar de Fortaleza.

 

Arquidiocese do México: "Católicas pelo Direito de Decidir" não são católicas

MÉXICO DF, 26 Nov 03 (ACI).- Na última edição do semanário "Desde la Fe", a Arquidiocese do México negou qualquer vínculo com a organização "Católicas pelo Direito de Decidir" (CDD), e esclareceu que tal instituição não faz parte da Igreja Católica, entre outras coisas porque promove a legalização do aborto.

O semanário, presidido pelo Padre Hugo Valdomero, questionou o regime do organismo, bem como seus objetivos e difusão. "Deve nos surpreender que surja um grupo 'católico' promovendo o direito a usar ou consumir algum tipo de droga e que, através de pesquisas, decida legalizar o uso de entorpecentes", afirma o texto.

"Seria interessante conhecer o que as "Católicas pelo Direito de Decidir pretendem": Rejeitar a autoridade eclesiástica?, Rompê-la? São muitas as perguntas. Quem as  patrocina?, Por que católicas e não de outra religião ou seita?", questiona o semanário.

O texto da Arquidiocese acrescentou que  "a Igreja respeita o homem, dá a conhecer suas normas. O homem decide se as cumpre ou não,  fica a seu livre arbítrio: seguir o caminho, a rota que ele quiser, é decisão dele".

 

A autoridade é um serviço e não opressão, afirma Bispo argentino

BUENOS AIRES, 26 Nov 03 (ACI).- Ao  presidir as festas patronais de Nossa Senhora da Consolação de Sumampa, o Bispo de Santiago del Estero, Dom João Carlos Maccarone, dirigiu-se aos que exercem a autoridade no país e ressaltou que devem oferecer antes de tudo um  "serviço de libertação e não de opressão".

O Prelado explicou que desempenhas cargos de autoridade é uma responsabilidade "particularmente com os pobres fracos e sofredores, aqueles que para o critério deste mundo não contam, porque às vezes até ficam à margem das estatísticas".

O Bispo encomendou à Virgem "as famílias santiaguenhas. Muitos deles vivem no desamparo e no abandono, devido às condições de extrema pobreza e até mesmo de miséria. Urge instaurar uma justiça longamente esperada recriando as fontes de trabalho e a própria cultura do trabalho que dignifica a vida em família".

O Prelado também classificou como  "inaceitáveis e às vezes totalitárias as leis que tendem a impor planos de educação sexual nas escolas sem levar em conta o direito familiar e natural dos pais à educação dos filhos e sem referência aos valores morais e religiosos".

Segundo Dom Maccarone, os passos dados pela cidadania local na "incansável busca por  justiça não retrocederão jamais. A história não retrocede e isto deve saber aqueles que acham que a manipulam e se acham seus senhores. Os que têm autoridade e poder, devem compreender que este povo  não suportará nenhuma tarefa de  distração nem chicanas que invalidem o andamento da justiça e que não permitam conhecer a verdade".

"Tampouco será amedrontado por pressões de quem quer que seja, como represálias a cidadãos que livremente tomam a palavra exercitando o direito de pedir a toda autoridade que seja competente. Hoje todos temos que saber que os problemas de nossa Santiago não estão apenas na mira e interesse dos santiaguenhos. O país e organismos internacionais estão nos acompanhando. Quem pensar  em liquidar os problemas com métodos de pequenos pagamentos, hoje está fora da história", acrescentou o Bispo.

 

Festa de fé  pela capela do Santíssimo Sacramento na Catedral de Fortaleza

RIO DE JANEIRO, 26 Nov 03 (ACI).- Vários fiéis se reuniram nesta segunda-feira para celebrar a inauguração oficial da capela do Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana de Fortaleza, que teve como ato central uma Missa presidida pelo Arcebispo local, Dom José Antonio Aparecido Tosi.

Segundo os fiéis, a obra responde a um antigo sonho: a construção de uma capela do  Santíssimo segundo o projeto original, já que até agora a capela do Sacrário ficava em uma das laterais da Catedral.

Dom Aparecido explicou que a nova capela funcionará como um lugar de recolhimento e adoração; e afirmou que  "agora, as pessoas têm um lugar para a paz e o recolhimento para o verdadeiro encontro com Deus".

O Arcebispo disse que  a capela reservará permanentemente a Eucaristia. "Depois de consagradas, as hóstias serão guardadas ali para que possam depois ser levadas às pessoas doentes", disse o Prelado.

Além do altar dedicado ao Santíssimo, foram inaugurados outros dois altares em honra a Nossa Senhora da Assunção e São José, padroeiros da cidade e do Estado, respectivamente. Abençoados pelo Arcebispo, os dois altares contam com uma placa do artista plástico Cláudio Bastos.

Para o pároco da Catedral, Padre Clairton Alexandrino de Oliveira, a simplicidade da nova capela ressalta que "as Igrejas construídas pelos homens são apenas sinais visíveis da verdadeira Igreja".

O sacerdote destacou também o  esforço e a dedicação de seus antecessores e dos fiéis para a construção da capela. Boa parte do dinheiro para os materiais utilizados na obra vieram de doações e da realização de atividades para arrecadar fundos. Por sua vez, vários arquitetos e engenheiros colaboraram voluntariamente na construção da capela.

 

Inaugurado primeiro Lar no Uruguai para doentes terminais de AIDS

MONTEVIDÉU, 26 Nov 03 (ACI).-  No fim de semana passado, na cidade de Florida (Montevidéu, Uruguai), foi inaugurado o primeiro Lar para doentes terminais de AIDS em terras uruguaias, dirigido pelas religiosas Missionárias da Caridade.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Bispo de Florida, Dom Raúl Scarrone, junto ao Núncio Apostólico, Dom Janusz Bolonek, que além disso, participaram da inauguração das primeiras Capelas no mundo dedicadas à Beata Madre Teresa de Calcutá.

Em homenagem aos 25 anos do pontificado do Santo Padre, dentro de poucos dias haverá a inauguração da rua que passa diante do lar e da Capela com o nome de João Paulo II.

 

Fundação católica oferece envio gratuito em formato eletrônico de livro contra seitas

BUENOS AIRES, 26 Nov 03 (ACI).- A Fundação S.P.E.S. -Serviço para o Esclarecimento sobre Seitas, está oferecendo gratuitamente e em formato eletrônico o livro "Sepa Defender su Fe" (Saiba Defender sua Fé), um manual de apologética que de forma clara e simples, ensina os católicos a responder as dúvidas que apresentam as diferentes seitas.

José Maria Baamonde, presidente do organismo -o mais prestigiado instituto da América do Sul em matéria de pesquisa de seitas e novos cultos-, explicou que no livro "responde de maneira simples as objeções que  algumas seitas e novos movimentos religiosos fazem à Igreja Católica".

Para aqueles interessados em adquirir o livro solicitem no endereço: infospes@yahoo.es

 

Episcopado pede que seja respeitada a arrecadação de assinaturas para o referendo na Venezuela

CARACAS, 26 Nov 03 (ACI).- O secretário da Conferência Episcopal da Venezuela, Dom José Luis Azuaje, afirmou neste fim de semana que os líderes opositores e oficialistas devem respeitar os resultados das arrecadações de assinaturas a favor dos referendos que  estão sendo promovidos no país.

Em declarações à rede de notícias Unión Radio, o Prelado explicou que "o povo venezuelano está dando o exemplo" e acrescentou que "eu não acredito que o mal exemplo deva ser dado pelos líderes venezuelanos".

"Realmente aqui há  uma instituição -as autoridades eleitorais-, que vai ditar os resultados de todo este processo, e quem de uma maneira ou de outra está envolvido deve assumir os ditames que o povo venezuelano decidiu", continuou o Prelado.

Dom Azuaje expressou também sua aspiração de que o comportamento cívico que os grupos apresentaram se mantenha também durante a arrecadação de assinaturas a favor do referendo para terminar o mandato presidencial, que será do dia  28 de novembro a 1o  de dezembro.

Os bispos venezuelanos anunciaram seu apoio a que se realize o referendo sobre o mandato presidencial para chegar a uma saída "pacífica, constitucional e eleitoral" para a crise do país.

 

Igreja e organizações civis protestam contra lei que quer impor o preservativo no México

MÉXICO DF, 26 Nov 03 (ACI).- A Igreja Católica e outras organizações civis e gremiais protestaram contra a Lei de Saúde do Estado para prevenir a AIDS, que promove oficialmente o uso do preservativo e sua distribuição obrigatória nos hotéis do país.

O Secretário chanceler da diocese de Tabasco, Dom Jesus González Marines, explicou que a novas disposições "fomentam o consumismo, a promiscuidade e vão contra a educação e os valores".

"A solução para deter a AIDS, é a educação e a formação das pessoas, para que sejam responsáveis na vida sexual;   o uso desse meio, para nós, é uma promoção da promiscuidade e do abuso em todo tipo de relações", acrescentou.

O Prelado questionou a nova Lei de Saúde e perguntou-se  "a quem obedece essa propaganda mercantilista, consumista, de algo que não vai solucionar o problema?"

A Associação Mexicana de Hotéis e Motéis considerou que a obrigatoriedade de proporcionar preservativos nos hotéis seria dar espaço à libertinagem.

Gilda Díaz Rodríguez, presidenta estatal da Associação, reprovou que dentro do pacote de acessórios de higiene dos quartos de hotéis ofereçam  preservativos. "É claro que chegam aos hotéis casais recém casados,  mas também chegam crianças e não é prudente ter aí no quarto, um artigo deste tipo", afirmou Díaz e acrescentou que "é como se me fizesse dar espaço à libertinagem nos hotéis".

 

Participantes do Multifestival David recebem saudação exclusiva de Mel Gibson

SAN JOÃO, 26 Nov 03 (ACI).- No marco das atividades do II Multifestival David Puerto Rico, os participantes do evento puderam assistir ao trailer do novo filme A Paixão e receber uma saudação exclusiva de seu diretor, Mel Gibson. 

O Multifestival ocorreu no final de semana passado na Escola de Belas Artes de Carolina e contou com a participação de cantores e grupos católicos de toda a ilha e outros países.  Durante os concertos do sábado e domingo foi apresentado o trailer do filme de Mel Gibson sobre as doze últimas horas da vida de Jesus. 

Depois de desejar aos presente, em sua saudação pessoal,  muito sucesso no Multifestival David, Gibson expliciu que tinha selecionado estes extratos do filme para oferecer a oportunidade de conhecer o trabalho que está sendo feito e assim convidar a todos para ver a edição final da obra que  estreará nos Estados Unidos na próxima quarta-feira de cinzas.

Muitos aplaudiram ao escutar a saudação comovidos ao ver as impressionantes cenas que relatam os sofrimentos do Senhor Jesus durante sua Paixão.

O Multifestival David nasceu na Espanha há  mais de 18 anos e foi fundado pelo cantor e compositor uruguaio Luis Alfredo Diaz.  É um encontro que promove a evangelização através das diversas expressões artísticas, incluindo a música, a pintura, a dança e a literatura.  Em novembro de 2002, Porto Rico tornou-se o primeiro lugar a celebrar um Festival David fora da Espanha.  Desde então foram celebradas edições em outros países como Estados Unidos, Uruguai e, em breve, no México.

Pela segunda vez o Multifestival David Puerto Rico incluiu a entrega dos Prêmios David, criados por Luis Alfredo Diaz para reconhecer a excelência na arte evangelizadora de jovens artistas e músicos.

O evento foi transmitido ao vivo pela EWTN Rádio Católica Mundial a todo o mundo de língua espanhola.

Bispos espanhóis publicarão um ritual de exorcismos

MADRI, 26 Nov 03 (ACI).- A Conferência Episcopal espanhola, através da Comissão Episcopal de Liturgia, publicará nos próximos meses o Ritual dos Exorcismos.

A informação, dada a conhecer pelo jornal madrileno ABC, resume que este documento, que reúne as normas contempladas no ritual da Santa Sé, é o primeiro deste tipo  editado na Espanha.

A publicação do ritual de exorcismos está programada -segundo o jornal- dentro dos objetivos do plano pastoral da Igreja espanhola para o próximo quatriênio, e cobra especial relevância pelo crescimento de seitas e grupos satânicos em diversas regiões do país ibérico.

O mencionado ritual incluiria as recomendações da Santa Sé perante a lua contra o diabo, bem como os diversos tipos de ritos, segundo o grau de possessão de que se trate.

 

Lançam campanha para recuperar verdadeiro sentido do Dia da AIDS na Espanha

MADRI, 26 Nov 03 (ACI).- Com a próxima celebração do Dia da AIDS no dia 1o  de dezembro, o Comitê Independente AntiAIDS lançou uma campanha publicitária para advertir às diversas organizações pró-vida sobre o verdadeiro sentido deste dia, reduzido atualmente a fomentar o uso do preservativo.

Segundo membros do Comitê, "estamos redobrando nosso trabalho de divulgação. São centenas de colégios aos quais mandamos nossos cartazes e muitas palestras que oferecemos ao jovens".

A campanha também solicita ajuda na distribuição e colocação de cartazes. "Agradeceríamos muito, e esteja segudo de que está contribuindo para a reflexão e a luta contra a AIDS", explicaram as fontes; e acrescentaram que para isso, o Comitê oferece enviar por correio postal entre quatro e oito cartazes para distribuição.

Os cartazes podem ser encontrados no sitehttp://cias.webcindario.com/carteles.html; é possível também baixar uma  apresentação em Power Point http://cias.webcindario.com/presentacion/AIDS2-ciclo.zip.

 

Aumentam casos de AIDS e DSTs apesar de campanhas pró-preservativos entre jovens espanhóis

MADRI, 26 Nov 03 (ACI).- Apesar das insistentes campanhas e publicidade a favor do uso de preservativos para proteger-se das Doenças Sexualmente Transmissíveis  (DSTs) e da AIDS nos últimos quatro anos as infecções dobraram entre adolescentes espanhóis.

Segundo os resultados de uma pesquisa realizada em setembro com 100 alunos entre 16 e 17 anos, 9 em cada 10 alunos não sabia citar nenhuma doença de transmissão sexual, nem conhecia nenhum de seus sintomas.  80% dos jovens não sabia que as  DSTs têm cuar com tratamento e 55% desconhecia que, se não tratadas, podem causar esterilidade.

Apesar desta realidade que mostra o fracasso dos preservativos, nesta semana o conselheiro basco de Sanidade, Gabriel Inclán apresentou uma nova campanha de prevenção de aids e outras doenças sexuais, na qual promoverá o uso do preservativo feminino.

Inclusive, o próprio Inclán explicou que nos últimos quatro anos dobrou o número de infecções gonocócicas em relação ao período anterior e foram diagnosticados seis casos de sífilis de aquisição recente.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.