Recursos


Notícias

Guatemala vive dias de piedade e oração ao novo santo

GUATEMALA, 28 Jul. 02 (ACI).- A visita do Papa João Paulo II e a canonização do Irmão Pedro de Betancur dão frutos ainda antes de se concretizar, com um reflorescimento da piedade católica e a devoção crescente no futuro santo.

Este fim de semana centenas de pessoas foram ao templo de Antiga Guatemala onde repousam os restos do futuro santo com súplicas e oração. Os devotos estão convencidos de que as benção de Deus chegam por intercessão do beato.

Segundo a imprensa local, é muito difícil caminhar na igreja São Francisco o Grande, na Antiga Guatemala, porque a multidão se acumula nos corredores e ao redor do mausoléu onde estão os restos do beato.

Muitos chegaram a este lugar pela primeira vez e vêem em suas vidas e os peregrinos provêem de todos os povoados guatemaltecos, países vizinhos e até da Europa.
De carro ou a pé, em caravanas de São Salvador ou Tegucigalpa, com velas, cartas e oferendas, os peregrinos não cessam de chegar e provavelmente não o façam até muito depois da visita papal.

Por estes dias, os franciscanos que administram o templo devem abri-lo muito antes do acostumado devido ao grande número de fiéis que desde a madrugada espera nos arredores.


Cidade da Guatemala paralisada pela visita do papa

GUATEMALA, 28 Jul. 02 (ACI).- Esta capital estará paralisada enquanto João Paulo II permaneça em terra guatemalteca nos dias 29 e 30 de julho, para canonizar ao Irmão Pedro de São José de Betancur.

Segundo confirmaram fontes oficiais, o trânsito de veículos será restrito em várias das principais ruas da região sul da cidade, que serão percorridas pelo Papa ou utilizadas como pontos de encontro das pessoas que assistirão à Missa de canonização, na Terça-feira.

Contudo, serão suspensa as operações no principal aeroporto do país e o governo decretou feriado para todos seus trabalhadores, uma iniciativa imitada pela maioria das empresas.

Um porta-voz municipal indicou que "sabemos que haverá 50 horas de paralisação no setor sul da cidade, das quais 30 serão críticas, quer dizer que o trânsito de veículos será praticamente paralisado".

O Pontífice percorrerá 14,3 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, as que estarão fechadas 8 horas antes de que se inicie cada itinerário, porque milhares de fiéis farão tapetes coloridos de serragem e flores, indicou Morales.

Todas as ruas que o Papa percorrerá estarão cobertas por estes tapetes que serão fabricados por 26 mil guatemaltecos, informou-se.

A Municipalidade emitiu uma série de recomendações aos vizinhos da cidade, aos que pediu que utilizem o menos possível seus carros durante estes dias.

"Definitivamente não há forma de manejar a massa tão grande de pessoas que irá se aglomerar, assim que o mais prudente é evitar utilizar veículos particulares e mobilizar-se através do sistema de transporte público", manifestou o porta-voz.

A igreja estima que ao menos meio milhão de pessoas assistirá à canonização do irmão Pedro, nesta Terça-feira de manhã no Hipódromo do Sul, a única atividade pública do Pontífice no país.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.