Hoje é celebrada Santa Joana D’Arc, heroína mártir que salvou a França
REDAÇÃO CENTRAL, 30/05/2020 (ACI).- “Eu não fiz nada que não me tenha sido ordenado por Deus ou por seus anjos”, disse Santa Joana D’Arc, jovem camponesa analfabeta que se tornou padroeira da França com o poder da oração e o amor pela Igreja, mesmo quando foi condenada à morte.
Santa Joana D’Arc nasceu em 1412, em Domrémy (atual França). Nunca aprendeu a ler e escrever, mas recebia com frequência os sacramentos, ajudava os doentes e era bondosa com os peregrinos. No povoado, todos gostavam dela.
Nessa época, a Inglaterra invadiu a França. As cidades caíram uma após a outra e Carlos VII considerava que tudo estava perdido.
Santa Joana, aos quatorze anos, começou a ter experiências místicas e São Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarida apareceram a ela. Pediram a ela que salvasse a França e a jovem foi enviada a falar com Carlos VII.
Após uma série de obstáculos, conseguiu uma audiência. Carlos VII se disfarçou para confundir a santa, mas ela o localizou rapidamente. Mais tarde, Santa Joana partiu com uma expedição para salvar a cidade de Orleans, carregando uma bandeira com os nomes de Jesus e Maria e uma imagem do Pai Eterno.
Depois de árduos enfrentamentos, a cidade foi recuperada e posteriormente realizou-se a coroação de Carlos VII. Assim, Santa Joana terminou o que lhe havia sido confiado e a sua carreira de triunfos militares.
Mais tarde, ela seguiu lutando, mas sem vitórias, teve problemas na realeza e foi presa em um campo de batalha pelos borgonheses, que a venderam para os ingleses. Foi acusada de bruxaria e da heresia e, depois de um julgamento no qual não teve defesa, foi determinado que suas revelações tinham sido diabólicas. A Universidade de Paris a acusou em termos violentos.
Santa Joana D'Arc foi entregue ao âmbito secular como herege renegada e levada à praça do mercado de Rouen, onde foi queimada viva, enquanto gritava o nome de Jesus e olhava para uma cruz. Partiu para a Casa do Pai em 30 de maio de 1431, aos 19 anos.
O Papa Calisto III nomeou uma comissão para examinar de novo o caso e “reabilitou” plenamente Joana D’Arc. Em 1920, ela foi canonizada pelo Papa Bento XV.
Santa Joana era uma figura extraordinária, sua espada jamais foi manchada de sangue, nunca matou ninguém e durante as batalhas manteve-se em oração, sustentando a sua bandeira. Sempre se sentiu orgulhosa de sua virgindade.
Sua perseverança na fé e na Igreja fez com que a Universidade de Paris, que se rogava ao direito de controle sobre os assuntos pontifícios e cujos membros apoiaram o último antipapa Félix V, ficou desacreditada por sua participação no processo contra a santa.
Além disso, a separação dos reinos da França e da Inglaterra preservou a França do cisma de Henrique VIII, com a sua igreja anglicana, que ocorreu mais tarde.
Confira também:
Brasileiros criam a representação mais fidedigna de Santa Joana D’Arc https://t.co/Bk2dNPYZD3
— ACI Digital (@acidigital) 30 de maio de 2017
8 belas representações não tradicionais da Virgem Maria
REDAÇÃO CENTRAL, 30/05/2020 (ACI).- A Virgem Maria era judia; não obstante, diferentes culturas e etnias retrataram frequentemente a Mãe de Deus, Jesus e outros personagens bíblicos como se pertencessem ao seu lugar de origem.
Como por muitos séculos o cristianismo se desenvolveu na Europa, estes personagens importantes da história da salvação foram representados como europeus de pele branca. Entretanto, outras culturas os representaram também de acordo com as suas próprias aparências.
A seguir, confira 8 formosas representações não europeias da Virgem Maria:
1. Virgem da Tailândia
Via pccholyland.wordpress.com
2. Nossa Senhora de Haile Selassie (Etiópia)
Miko Stavrev / Wikimedia Commons
3. A Virgem e o Menino uso nativo americano (Estados Unidos)
Karla Solorzano / Pinterest
4. A Virgem Negra de Czestochowa (Polônia)
Public Domain / Wikimedia Commons
5. Virgem de Pequim (China)
DR
6. Nossa Senhora de Akita (Japão)
Via pccholyland.wordpress.com
7. Asian Madonna (Coreia)
8. Nossa Senhora de Guadalupe (México)
Public Domain / Wikimedia Commons
Sabia que pode tirar uma alma do Purgatório em Pentecostes?
REDAÇÃO CENTRAL, 30/05/2020 (ACI).- Com o juízo pessoal ao final da vida terrena, Deus decidirá se a pessoa é merecedora do céu ou do inferno. Caso o destino eterno seja o céu, muitas almas deverão se purificar no Purgatório, mas pode ser que este processo demore muito tempo.
Na Solenidade de Pentecostes, a Igreja concede a indulgência plenária a todos os católicos, seja para si mesmo ou para alguma alma do Purgatório, o que significaria a entrada direta ao céu neste último caso.
Deseja saber como ajudar a alma de algum familiar ou amigo? ChurchPop apresenta os 5 passos que todo católico pode seguir para conseguir:
- Firme intenção de não voltar a cair em pecado, inclusive pecados veniais.
- Confessar sacramentalmente todos os pecados.
- Receber a Eucaristia.
- Rezar pelas intenções do Papa.
- Durante a Solenidade de Pentecostes, rezar ou cantar o hino Veni Creator Spiritus.
Veni Creator Spiritus
Veni Creator Spiritus,
Mentes tuorum visita,
Imple superna gratia,
Quae tu creasti, pectora.
Qui diceris Paraclitus,
Altissimi donum Dei,
Fons vivus, ignis, caritas,
Et spiritalis unctio.
Tu septiformis munere,
Digitus Paternae dexterae,
Tu rite promissum Patris,
Sermone ditans guttura.
Accende lumen sensibus,
Infunde amorem cordibus,
Infirma nostri corporis,
Virtute firmans perpeti.
Hostem repellas longius,
Pacemque dones protinus;
Ductore sic te praevio,
Vitemus omne noxium.
Per te sciamus da Patrem
Noscamus atque Filium;
Teque utriusque Spiritum
Credamus omni tempore.
Deo Patri sit gloria,
Et Filio, qui a mortuis
Surrexit, ac Paraclito
In saecula saeculorum.
Tradução:
Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos vossos,
enchei da graça do alto
os corações que criastes.
Sois chamado Paráclito (Consolador),
dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade
e unção espiritual.
Vós, que tendes sete dons,
sois o dedo da direita de Deus,
solene promessa do Pai
a inspirar nossas palavras.
Acendei a luz para os sentidos,
infundi o amor nos corações,
fortalecei a fragilidade do nosso corpo
com virtude para sempre.
Afastai para longe o inimigo,
trazei-nos sem demora a paz;
assim, guiados por Vós,
evitaremos todo o mal.
Concedei-nos que, por Vós, saibamos do Pai,
conheçamos também o Filho,
e, em Vós, Espírito de ambos,
acreditemos em todo tempo.
Glória seja dada a Deus Pai,
ao Filho, que dos mortos ressuscitou,
e também ao Paráclito (Consolador)
por todos os séculos. Amém.
Mais de 40 santuários do mundo se conectarão ao Terço com o Papa Francisco
Vaticano, 30/05/2020 (ACI).- O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, informou que para a oração do Terço do Papa Francisco, que ocorrerá nos jardins do Vaticano no sábado, 30 de maio, está confirmada a participação de mais de 40 santuários marianos de diferentes cidades do mundo.
Tais santuários se conectarão com o Santo Padre durante a oração do Terço na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada nos jardins do Vaticano, por isso os organizadores estimam que serão milhares de pessoas acompanhando este momento de oração.
Além disso, em uma entrevista concedida ao escritório da EWTN no Vaticano, Dom Fisichella antecipou que em junho este dicastério vaticano realizará várias iniciativas, por exemplo, a publicação da mensagem do Dia dos Pobres e uma iniciativa on-line sobre catequese.
"O uso das novas tecnologias permite criar comunidades e iniciativas, apesar das limitações", afirmou.
Nesta linha, Dom Fisichella afirmou que será possível "ter um momento de oração em unidade com o mundo", graças ao fato de haver milhares de santuários no planeta, por isso "será possível ter um momento de oração universal".
Como o Vaticano havia informado anteriormente, a intenção de rezar este Terço "é pedir a ajuda e o consolo da Santíssima Virgem Maria durante a pandemia de coronavírus".
A oração ao vivo será realizada às 17h30 (Horário de Roma), no sábado, 30 de maio, e será transmitida na televisão pela EWTN e pelas redes sociais da EWTN e do Grupo ACI.
Os organizadores pediram aos santuários católicos "que participassem celebrando sua própria oração do Terço, de acordo com as medidas locais de saúde, na mesma hora do evento de Roma e que promovam esta iniciativa”.
Segundo informações divulgadas pela Sala de imprensa da Santa Sé, em 29 de maio, o Terço será recitado por pessoas que trabalharam durante a pandemia de coronavírus ou que sofreram de perto as consequências da COVID-19, na Itália.
Entre eles há membros de três famílias que tiveram bebês durante a pandemia, um médico, uma enfermeira, um voluntário da proteção civil com sua esposa e filha, o capelão do hospital nacional de doenças infecciosas, uma pessoa que perdeu um parente próximo pelo coronavírus, um jornalista e, finalmente, um sobrevivente e uma superiora geral que também se recuperou da COVID-19.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Assim é a gruta de Lourdes do Vaticano onde o Papa rezará pelo fim do coronavírus https://t.co/0evmimblUQ
— ACI Digital (@acidigital) May 29, 2020
Projeções no Convento da Penha (ES) homenageiam profissionais da saúde
VITORIA, 30/05/2020 (ACI).- Os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento novo coronavírus foram homenageados com a iniciativa “Projeções Afetivas”, que, como indica o nome, reproduz fotos e imagens de gratidão do povo capixaba nas paredes do icônico Santuário de Nossa Senhora da Penha, no Espírito Santo.
“A homenagem foi para todos os profissionais da saúde e também a todos que estão nos ajudando a viver esse tempo de pandemia, aqueles que estão saindo às ruas por nós para que possamos ficar em casa”, disse o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, pelo Canal do Youtube da instituição.
As projeções puderam ser acompanhadas pelas redes sociais do Convento e pelas pessoas que passavam pela 3ª Ponte em seus automóveis. Imagens da própria população também foram projetadas no evento recebendo comentários e reações de milhares de internautas.
“Algumas imagens de pessoas e famílias usando máscaras de proteção também foram escolhidas”, afirmou frei Paulo. A inclusão foi possível por meio da utilização da hastag #ProjeçõesAfetivas.
“Belíssima iniciativa! Minha irmã me honrou com uma foto e nos emocionamos. Parabéns! Gestos assim nos fortalecem. Que Nossa Senhora continue nos abençoando e protegendo”, afirmou a usuária Vanete M., em sua conta de Facebook.
Segundo informações do site do santuário, “mais de 30 mil pessoas assistiram pelas mídias digitais do Convento, além das pessoas que visualizaram pelos veículos de comunicação que exibiram a homenagem”.
O Convento da Penha é considerado o ponto turístico mais importante do Estado do Espírito Santo e a devoção a Nossa Senhora da Penha completa este ano 450 anos no Brasil, sendo a invocação mariana mais antiga do país.
A iniciativa, realizada com o apoio de empresas parceiras, foi inspirada numa apresentação semelhante feita em abril deste ano no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que foi “vestido de médico” para homenagear profissionais e transmitir mensagens de solidariedade e esperança.
Confira:
Papa faz homenagem aos profissionais da área de saúde no dia internacional dos enfermeiros https://t.co/esw2WU813r
— ACI Digital (@acidigital) May 12, 2020
Papa Francisco e fiéis nos Santuários Marianos do mundo inteiro rezam pelo fim do coronavírus
Vaticano, 30/05/2020 (ACI).- "Tu, salvação do povo romano, sabes o que precisamos e temos certeza de que garantirás que, como em Caná da Galiléia, a alegria e a celebração possam retornar após esse momento de provação". Com estas palavras o Papa iniciou a oração do Terço, acompanhado por fiéis nos Santuários Marianos de todo o mundo, rogando à Virgem Maria pelo fim da pandemia de Covid19 no mundo inteiro.
A oração foi realizada na Gruta de Lourdes, nos jardins vaticanos, neste 30 de maio, véspera de Pentecostes. Depois de colocar flores na Gruta, uma réplica do lugar onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardette na França, o Papa iniciou o momento de oração.
Cada dezena do Terço foi introduzida por uma meditação proposta por pessoas particularmente afetadas pela emergência de saúde causada pelo COVID-19: Médicos e enfermeiros; pessoas curadas de Covid-19 e uma pessoa que perdeu um membro da família; um padre, capelão de um hospital, uma religiosa enfermeira; um farmacêutico e um jornalista; um voluntário da Proteção Civil com sua família e uma família jovem, que tiveram um filho em plena pandemia na Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus.
Os santuários marianos do mundo, incluindo Lourdes, Aparecida, Fátima, Luján, Guadalupe e demais, juntaram-se a este momento de oração, transmitido mundialmente.
No final da oração, o Papa recitou uma oração pedindo pelo fim da pandemia:
«Sob a tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus». Na atual situação dramática, cheia de sofrimentos e ansiedades que envolvem o mundo inteiro, nós nos dirigimos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e buscamos refúgio sob tua proteção.
Ó Virgem Maria, volvei vossos olhos misericordiosos para nós nesta pandemia de coronavírus e confortai aqueles que estão perdidos e choram seus mortos queridos, às vezes enterrados de uma maneira que machuca a alma. Apoiai aqueles que estão angustiados com pessoas doentes de quem não podem estar perto para evitar o contágio. Fortalecei os que estão ansiosos com o futuro incerto e as consequências para a economia e o trabalho.
Mãe de Deus e nossa Mãe, nós te imploramos por Deus, Pai da misericórdia, que esta dura provação termine e que um horizonte de esperança e paz retorne. Como em Caná, intervém junto a teu Filho Jesus, pedindo-Lhe confortar as famílias dos doentes e das vítimas e abrir seus corações para confiar. Protegei os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, voluntários que estão na vanguarda desta emergência e colocam suas vidas em risco para salvar outras vidas. Acompanhai seus esforços e dai-lhes força, bondade e saúde.
Ficai ao lado daqueles que assistem os doentes noite e dia, sacerdotes e pessoas consagradas que, com preocupação pastoral e compromisso evangélico, procuram ajudar e apoiar a todos. Santa Virgem, iluminai a mente dos homens e mulheres da ciência, para que eles possam encontrar as soluções certas para superar as doenças. Ajudai os chefes das nações a trabalhar com sabedoria, preocupação e generosidade, ajudando aqueles que não têm o necessário para viver, planejando soluções sociais e econômicas com previsão e espírito de solidariedade.
Maria Santíssima tocai as consciências porque as grandes somas usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos visam promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro. Amada mãe, fazei crescer no mundo todo o sentido de pertencer a uma única família numerosa, na consciência do vínculo que une a todos, porque, com espírito de fraternidade e solidariedade, ajudamos as muitas situações de pobreza e miséria. Incentive a firmeza na fé, perseverança no serviço, constância na oração.
Mãe da Misericórdia, conduz os passos de seus peregrinos que desejam alcançá-lo nos Santuários dedicados a Ti em todo o mundo, sob os mais variados títulos, com teu olhar doce e maternal, escuta nossas orações e sede guia segura para cada um de nós. Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos com problemas e roga ao Pai Misericordioso que intervenha com sua mão onipotente, para que a vida possa serenamente retomar seu curso diário. Confiamos a Ti, que brilha em nosso caminho como sinal de salvação e esperança, ó misericordiosa, piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.
Após a bênção, o Papa saudou os santuários da América Latina em espanhol: "Que nossa Mãe de Guadalupe nos acompanhe", concluiu.
Confira também:
Mais de 40 santuários do mundo se conectarão ao Terço com o Papa Francisco https://t.co/2o3xO9Wua4
— ACI Digital (@acidigital) May 30, 2020