Papa lamenta a morte do Cardeal Leo Scheffczyk
VATICANO, 09/12/2005 (ACI).- O Papa Bento XVI enviou um telegrama de pêsames ao Cardeal Friedrich Wetter, Arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), com motivo do falecimento, ontem em Munique, do Cardeal Leo Scheffczyk, de 85 anos. O Papa lembrou a entrega sacerdotal e a erudição científica do cardeal, bem como sua incansável dedicação à pesquisa teológica e a pregação da verdade evangélica.
Tema da próxima Jornada Mundial da Paz será "Na Verdade, a Paz"
VATICANO, 09/12/2005 (ACI).- A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que na terça-feira, 13 de dezembro, apresentará oficialmente a mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Paz 2006, que terá como tema "Na verdade, a paz". O documento, papal será apresentado às 11h30 da manhã –hora de Roma– pelo Cardeal Renato Raffaele Martino, o Bispo Giampaolo Crepaldi e Dom Frank J. Dewane, respectivamente Presidente, Secretário e Subsecretário do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".
A Jornada Mundial da Paz, estabelecida pelo Papa Paulo VI, celebra-se em primeiro de janeiro, Solenidade da Maria Mãe de Deus.
Chegou da Áustria a Árvore de Natal para o Vaticano
VATICANO, 09/12/2005 (ACI).- Chegou nesta segunda-feira ao Vaticano a árvore de Natal que será abençoada e inaugurada pelo Papa Bento XVI no próximo dia 17 de dezembro. O enorme abeto de mais de 30 metros foi enviado da região alpina da Áustria, e já se encontra junto ao obelisco da Praça São Pedro.
A tradição de montar uma árvore junto ao presépio na Praça São Pedro teve início com o Papa João Paulo II em 1982.
Desde então, as diversas regiões montanhosas da Europa –onde as árvores velhas devem ser arrancadas para evitar incêndios– se alternam para enviar a árvore de Natal da Praça São Pedro.
O Papa espera que diferenças entre cristãos se resolvam gradualmente
VATICANO, 09/12/2005 (ACI).- Ao receber vários representantes do Conselho Metodista Mundial (CMM), O Papa Bento XVI espera que as diferenças entre os cristãos possam se resolver gradualmente. Ao dirigir-se à delegação liderada pelo bispo Sunday Mbang, da igreja Metodista da Nigéria, o Pontífice lembrou que Paulo VI, ao concluir o Concílio Vaticano II há quarenta anos, manifestou a esperança de que resolvessem "as diferenças entre os cristãos, ‘pouco a pouco, gradualmente, com lealdade e generosidade’".
"Agora temos que refletir sobre as relações amistosas entre católicos e metodistas, sobre o diálogo paciente e perseverante no qual nos comprometemos. Realmente, há muito pelo que agradecer hoje", disse o Papa.
"Desde 1967 –acrescentou–, nosso diálogo abrangeu os temas teológicos mais importantes, como a revelação e a fé, a tradição e a autoridade de ensinar da Igreja". "Nosso diálogo e os numerosos caminhos pelos quais os católicos e metodistas chegaram a se conhecer melhor, permitiram-nos reconhecer juntos alguns daqueles tesouros cristãos de grande valor e falar com uma mesma voz ao enfrentar as questões sociais e éticas em um mundo cada vez mais secularizado", declarou ou o Santo Padre.
Bento XVI expressou sua alegria pela iniciativa do CMM de associar-se à Declaração Comum sobre a Doutrina da Justificação, assinada pela Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial em 1999. Isto, assegurou, "contribuirá para a reconciliação que desejamos ardentemente, e será um passo importante para a meta fixa da unidade plena e visível na fé".
As comunhões metodistas filiadas ao CMM aprovaram individualmente o texto da Declaração, que será oficialmente votado e ratificado em Seúl, em julho de 2006, durante a Assembléia Geral deste organismo.
O Papa viajará a sua terra natal em setembro de 2006
VATICANO, 09/12/2005 (ACI).- O Arcebispo de Munique, Cardeal Friedrich Wetter, anunciou que o Papa Bento XVI visitará sua terra natal em setembro de 2006. Embora a viagem não possa ser considerada como oficial até que seja anunciada pela Santa Sé, o Cardeal assinalou que a viagem à região da Baviera –onde o Pontífice nasceu, foi educado e desenvolveu seu ministério sacerdotal e episcopal– será em resposta aos numerosos convites de "velhos conhecidos e a comunidade católica em sua totalidade", aos quais o Pontífice não pôde concretizar por causa do apertado cronograma de sua primeira viagem à Alemanha, na ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Se a viagem for confirmada pelo Vaticano, poderia ser a terceira que o Pontífice fará no próximo ano: Já existe uma anunciada por ele mesmo à Polônia para o mês de maio, outra a Valência (Espanha) para 8 e 9 de julho por ocasião do Encontro Mundial das Famílias Valência 2006.
Além disso, fala-se de uma viagem a Istambul (Turquia), que tinha sido apontada possivelmente para novembro deste ano, mas que foi postergada e ainda não tem data definida.
Insistem em legalizar aborto na Colômbia com antigo projeto em Parlamento
BOGOTÁ, 09/12/2005 (ACI).- Dois dias depois de que o Tribunal Constitucional da Colômbia desistiu de descriminalizar o aborto no país por "falta de argumentos" na demanda, o conhecido parlamentar abortista, José Luis Arcila, anunciou que na próxima semana reviverá no Congresso um projeto de lei para permitir esta prática sob "circunstâncias especiais". Arcila, do Partido Conservador, indicou que o estudo de seu projeto se postergou em espera da decisão da Corte Constitucional sobre a modificação do Código Penal. O legislador abortista reconheceu que encontrará oposição inclusive entre os membros de seu próprio partido.
Ao mesmo tempo, a advogada Mónica Roa –que apresentou o projeto no Tribunal Constitucional para descriminalizar o aborto por violação, má formação congênita e risco de morte materna– assinalou que insistirá em seu propósito.
"Cabe-nos voltar a começar e isso poderia demorar vários meses porque seria um processo totalmente novo, falando do ponto de vista jurídico", declarou a abortista à Rádio Caracol.
Roa disse que analisará os argumentos do Tribunal sobre sua proposta para "corrigi-la e apresentá-la" novamente.
Feminista admite que pílula do dia seguinte não reduziu gravidezes nem abortos
WASHINGTON DC, 09/12/2005 (ACI).- A presidenta do Reproductive Health Technologies Project, Kirsten Moore, reconheceu no Foro de Jornalistas do National Press Club que o fácil acesso à pílula do dia seguinte não diminuiu o número de gravidezes nem abortos.
Moore indicou que "os especialistas estimavam que veríamos uma queda na metade nas taxas de gravidez não desejada e abortos. E o fato é que, na realidade, não estamos vendo esse resultado, tampouco um aumento".
Segundo a vice-presidenta da organização pró-vida Concerned Women for America, Wendy Wright, "a aceitação por parte de Kirsten Moore dos estudos e a experiência que demonstram que o fácil acesso à pílula do dia seguinte não reduzem a gravidez ou os abortos, derruba a coalizão ‘dura’ em sua tentativa de torná-la tão acessível quanto creme dental. A alegada redução pela metade não se sustenta nem pela ciência nem os fatos; apenas por uma ‘fé’ que não tem base real".
"O FDA decidiu corretamente rechaçar o acesso sem prescrição médica à pílula do dia seguinte dada a falta de evidência que provasse que pode ser utilizada pelas adolescentes sem correr riscos. O FDA não deve ser pressionado por congressistas ou abortistas cujo argumento primário não está apoiado em fatos", indicou Wright.
Os que defendem esta pílula abortiva argumentam sua exigência sob uma hipótese do Alan Guttmacher Institute, em que apesar de seus próprios estudos e a experiência nos países aonde se pode ter acesso a ela mostram as mesmas taxas, ou mais altas, de gravidez e abortos; além de uma maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Jornada Mundial dos Doentes 2006 será dedicada à saúde psíquica
ADELAIDE, 09/12/2005 (ACI).- O tema da próxima Jornada Mundial dos Doentes (JMD) será a saúde psíquica da pessoa, anunciou a diocese australiana da Adelaide que será anfitriã do encontro mundial. Uma série de celebrações serão realizadas nesta cidade entre os dias 9 e 11 de fevereiro de 2006, no marco da celebração da JMD, à qual o Santo Padre enviará um representante.
Conforme informa a agência católica austríaca Kath.net, o dia central do encontro será 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora da Lourdes, no qual como já é habitual, será lida a mensagem que o Papa Bento XVI envia, e que neste ano tem como título "Saúde psíquica e dignidade humana".
A Igreja quer chamar a atenção sobre os problemas que conduzem as doenças psicológicas. Um quinto da população mundial sofre atualmente de algum mal psicológico, o que representa uma verdadeira situação de emergência médica.
"Os especialistas afirmam que nas sociedades altamente desenvolvidas, é onde também a influência negativa da crise de valores morais desata novas enfermidades psicológicas", escreve o Santo Padre.
Como preparação para a JMD 2006, haverá dois congressos em Roma, conforme assinalou já faz algum tempo o Secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Agentes Sanitários, Dom José Luis Redrado. O primeiro será de caráter teológico-pastoral, e o segundo de caráter científico.