Bispo chileno pede nova etapa de reconciliação após relatório sobre torturas
SANTIAGO, 03/06/2005 (ACI).- O Bispo Auxiliar Emérito de Santiago, Dom Sergio Valech Aldunate, expressou seu desejo de que após da entrega de um último capítulo sobre as torturas aplicadas durante a ditadura de Augusto Pinochet, se abra “uma nova etapa de reconciliação do país”, solucionem-se “os problemas do futuro e deixemos o passado”.
O Prelado, que presidiu a Comissão sobre a Prisão Política e Tortura durante ano e meio, entregou ao Presidente Ricardo Lagos um último relatório após reconsiderar o pedido de sete mil pessoas que sofreram prisão para que seus casos fossem novamente avaliados.
Destes sete mil casos, a comissão considerou que 1201 pessoas sofreram torturas, entre elas 87 meninos menores de doze anos, que foram detidos junto a seus pais, nasceram na prisão, ou inclusive estavam em gestação quando suas mães foram torturadas. Em total, segundo o grupo de trabalho, foram afetados pelo regime do Pinochet, 28 mil e 456 pessoas.
“Custa-nos imaginar que como resultado de situações tão profundas de desencontro entre os chilenos, tenha podido haver meninos, ônibus ou aqueles que ainda estavam no ventre de suas mães e que a dor delas provavelmente também chegou aos que estavam no processo de gestação”, assinalou Lagos ao receber o relatório.
Do mesmo modo, reconheceu que “dizer perdão de parte do Estado é talvez pouco”. Acrescentou que as pessoas incluídas formarão parte da lista daqueles que receberão uma reparação civil.
Sobre as críticas ao trabalho da comissão, Dom Valech indicou que “nunca vai ficar contente a gente, mas fizemos o que nos tinham pedido da melhor forma”.
Por sua parte, a vice-presidenta do grupo de trabalho, María Luisa Sepúlveda, assinalou que os seis mil casos que não foram admitidos como violações aos direitos humanos, correspondem a pessoas detidas durante protestos maciços, por isso se trata de “abuso de poder”.
“Não estamos dizendo que estes fatos não ocorreram, mas sim não estão dentro do mandato que tinha a comissão para qualificar às vítimas da prisão e tortura”, explicou. A Comissão sobre a Prisão Política e Tortura escutou cerca de 35 mil testemunhos.Encontro mundial de seminaristas no JMJ Colônia 2005
COLÔNIA, 03/06/2005 (ACI).- Do 17 aos 19 de agosto, no marco da XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Colônia, Alemanha, se realizará o Encontro Mundial de Seminaristas com o Papa Bento XVI .
A Igreja de São Pantaleão, fundada por São Bruno, Arcebispo de Colônia falecido no ano 965, será o lugar de encontro para todos os seminaristas que participem da JMJ 2005, onde terão adoração eucarística pessoal e comunitária, assim como a oportunidade de conhecer aspirantes ao sacerdócio de outros países e intercambiar experiências.
O programa durante estes dias ressalta o trabalho dos seminaristas, pois representam um sinal importante para todos os jovens participantes, aos que a experiência do encontro em Colônia pode inspirar o desejo de um compromisso de vida atrás dos passos do Jesus, na vocação sacerdotal. A este encontro se há convidado também aos sacerdotes que se dedicam à formação nos seminários e à Pastoral Vocacional.Realizarão Congresso Ibero-americano “Católicos e Vida Pública”
SANTIAGO, 03/06/2005 (ACI).- Organizado pela Universidade Santo Tomam (UST), este final de semana se realizará no Santiago o 1° Congresso Ibero-americano “Católicos e Vida Pública” com o fim de refletir sobre a importância de que a luz do Evangelho ilumine não só o âmbito privado mas também as diferentes facetas da vida pública.
O encontro contará com a participação do Núncio Apostólico do Chile, Dom Aldo Cavalli, o subsecretário do Conselho Pontifício para os Leigos, Guzmán Carriquiry, e o iniciador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Arguello, entre outros.
Nas jornada da sexta-feira e sábado haverão conferências e mesas redondas nas que participarão personalidades da vida pública nacional e internacional, distinguidas por seu fiel compromisso com o magistério da Igreja.
O Congresso, realizado na casa principal da UST, será clausurado com uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz.Sacerdote elogia nova lei de saúde da mulher no Florida
WASHINGTON DC, 03/06/2005 (ACI).- O Padre Frank Pavone, diretor nacional do Priests for Life (Sacerdotes pela Vida) elogiou a aprovação da lei Nº 1041, lei de saúde e segurança da mulher, promulgada recentemente pelo Governador do Florida Jeb Bush.
"Embora o aborto não deveria ser legal, é correto que as instalações abortistas estejam melhor reguladas do que estão agora, pelas mulheres que vão a elas”, afirmou o Pe. Pavone. “Agradeço ao Governador Bush por promulgar esta a lei de saúde e segurança da mulher. Desafio à indústria abortista a apoiar a saúde da mulher como dizem fazer e a deixar de opor-se a este tipo de medidas cada vez que se propõem”, manifestou.
Esta nova lei autoriza à Agência de Administração do Cuidado da Saúde (AHCA) a exigir altos padrões de salubridade e segurança às clínicas abortivas que realizam esta prática logo do primeiro trimestre de gravidez.
No Florida, o estado tinha a autoridade para regular este tipo de clínicas mas não tinha podido implementar os padrões requeridos, até agora. como resultado desta situação, este tipo de instalações podiam operar sem que o Estado ou as autoridades de saúde as fiscalizassem.espera-se que com esta lei as “clínicas” abortivas melhorem os padrões de salubridade que se dirigem nestes lugares para que sejam similares aos que se dirigem nos hospitais.
Bispos do Quebec se reunem com Ministro para discutir lei de ensino aconfessional
QUEBEC, 03/06/2005 (ACI).- Os bispos do Québec se reuniram na última quarta-feira com o Ministro de Educação, Jean-Marc Fournier, e o comitê parlamentário de educação para discutir uma lei que substituiria a instrução católica e protestante por um programa de cultura religiosa e ética a partir do ano 2008.
O Ministro da Educação foi quem apresentou o projeto de lei em 4 de maio passado e a Assembléia de Bispos Católicos do Québec expressou seu disconformidade com o mesmo.
No mês de outubro os bispos enviaram um documento ao Ministro Fournier no qual solicitavam que se mantivesse a instrução religiosa confessional nas escolas públicas e que para esta disposição se renovasse a cláusula notwithstanding (não obstante) por mais cinco anos, que é o estabelecido por esta cláusula que invocam os prelados, um dos 20 grupos que se apresentaram ante o comitê a expressar seu rechaço da lei em questão.
Esta cláusula, que autoriza às províncias a rechaçar a implementação de uma lei federal, é necessária neste caso já que uma emenda à Constituição em 1997 revogou o direito dos cidadãos do Québec à educação pública confessional. Com a nova lei só se permite a extensão da mesma por três anos, o tempo que os que propõe a lei estimam suficiente para gerar o programa de cultura religiosa e ética
Às escolas privadas, independentemente de sua religião, também lhes pedirá implementar o novo programa embora poderão oferecer instrução religiosa confessional como um curso adicional.
O escritório do ministro informou que, de não mediar inconvenientes e com o apoio dos legisladores, a controvertida lei será submetida a debate para sua aprovação no dia 20 de junho.Espanha duplicou cifra de abortos em sete anos
MADRI, 03/06/2005 (ACI).- Apesar das campanhas “preventivas” que promovem o uso de preservativos e anticoncepcionais, o Secretário Geral de Sanidade, Fernando Lamata, reconheceu que em sete anos o número de espanholas menores de 25 anos que abortaram se duplicou, passando de 13,16 por mil em 1997 a 25,21 por mil em 2003.
Durante sua apresentação ante uma comissão do Senado, Lamata informou que no ano 2003 se realizaram no país 80 mil abortos, aumentando em 3,45 por cento com relação aos 2002.
Do mesmo modo, um relatório publicado em julho de 2004 assinala que a metade de adolescentes grávidas abortou. Esta prática se duplicou em jovens de entre 15 e 19 anos entre 1990 e 2001.
Lamata disse que o Ministério de Sanidade e Consumo realizará um estudo para conhecer as razões pelas quais as jovens não puderam “evitar” as gravidezes.
Entretanto, não mencionou que sua dependência fora a promover a abstinência entre os jovens, ou que fosse se implementar alguma campanha para ajudar às jovens gestantes a culminar a gravidez sem pensar no aborto.
Por outro lado, a prefeitura de Madrid decidiu que as jovens menores de 16 anos deverão apresentar uma autorização paterna para solicitar a abortiva pílula do dia seguinte. Isto provocou o rechaço de organizações abortistas.Bispos andaluzes respiram manifestação cívica contra “matrimônio” homossexual
MADRI, 03/06/2005 (ACI).- Em uma nota de imprensa conjunta publicada nessa quinta-feira, os bispos da Asidonia-Xerez e Cádiz e Ceuta esclareceram que o fato de que sua diocese não tenham convocado oficialmente a seus fiéis à manifestação em favor do matrimônio e a família de 18 de junho (18-J) em Madrid, não significa que não respaldem tal evento e seus motivos.
Ante as notícias aparecidas em alguns meios de comunicação que afirmam que os bispos da Asidonia-Xerez e Cádiz e Ceuta, Dom Juan do Rio Martín e Dom Antonio Ceballos Atienza, respectivamente, “não mobilizarão a seus fiéis à participação na manifestação”, os Prelados esclareceram que “eles não têm feito nenhuma declaração que sustente as informações aparecidas nos meios”.
No comunicado, do mesmo modo, os bispos reiteraram ante a opinião pública a “necessidade de proclamar a verdadeira doutrina eclesiástica e de Direito Natural sobre o matrimônio e a família” e expressaram seu total apoio e identificação com a Nota do Comitê Executivo da Conferência Episcopal Espanhola "A favor do verdadeiro matrimônio", de julho de 2004 que rechaça taxativamente o projeto de lei que procura equiparar as uniões entre homossexuais ao matrimônio.
Os bispos comunicaram que “apóiam o direito democrático que os fiéis de sua respectivas diocese, assim como outros cidadãos, têm a manifestar-se em virtude de sua consciência cívica e religiosa na defesa do verdadeiro matrimônio, da infância, e da autêntica família”.Bispo mexicano apresentará Compêndio de Doutrina Social da Igreja
MEXICO D.F., 03/06/2005 (ACI).- O Bispo Auxiliar do Yucatán, Dom Ramón Castro apresentará nessa cidade o “Compêndio da Doutrina Social da Igreja”, editado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Em uma entrevista concedida a uma revista local, o Prelado indicou que “a Doutrina Social da Igreja é um conjunto de ensinos da Igreja sobre problemas de ordem social” e recordou que a elaboração do Compêndio foi encomendada pelo falecido Papa João Paulo II ao dicastério no ano 2000.
“Eles começaram a trabalhar, em um caminho difícil, cheio de obstáculos, porque é a primeira vez, na história da Igreja, em vinte séculos, que se apresenta um compêndio deste tipo”, adicionou.
O livro foi publicado em outubro de 2004 em duas edições, uma em latim e outra em italiano. A edição em espanhol saiu recém no mês passado.
A apresentação do Compêndio se realizará nessa quarta-feira 8 de junho às 8 da noite na capela Vila de Guadalupe, localizada-se na rua 33 do fracionamento Gonzalo Guerreiro.Barcelona se prepara para o 18-J com grande concentração pró família e matrimônio
BARCELONA, 03/06/2005 (ACI).- Com o objetivo de preparar e animar a participação dos catalães na manifestação contra o projeto de lei de “matrimônios” homossexuais em 18 de junho em Madri, o Pacto pela Vida e a Dignidade convocou a uma grande concentração cívica em Barcelona para defender o matrimônio entre homem e mulher e os direitos das crianças.
A concentração, acontecerá no domingo 12 ao meio dia nos Jardinets da Gràcia, na parte alta do Passeio de Graça de Barcelona.
A concentração catalã –informa ForumLibertas– “servirá para que quem o achar oportuno se some a um texto sob o nome de Compromisso de resistência civil à lei injusta”. Para o grupo de coordenação do Pacto pela Vida, continua o informativo, as disposições desta reforma do Código Civil “têm mais de violência que de lei, posto que são contrárias ao fundamento de toda lei humana, que é a reta razão; portanto, não obrigam em consciência, e ninguém se pode ver obrigado a colaborar na sua aplicação”.
Segundo seus organizadores, o encontro do dia 12 servirá para “lançar uma mensagem à sociedade catalã seis dias antes da grande manifestação de Madri”.Secretário de João Paulo II sucede o Pontífice na Arquidiocese de Cracóvia
VATICANO, 03/06/2005 (ACI).- O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo Stanislaw Dziwisz, até agora Prefeito adjunto da Casa Pontifícia e Secretário particular do Papa João Paulo II, como novo Arcebispo metropolitano de Cracóvia, onde sucede ao Cardeal Franciszek Macharski, de 78 anos de idade. "Dom Estanislao", como é conhecido no Vaticano, nasceu em 1939 em Raba Wyzna (Polônia) e foi ordenado sacerdote em 1963. Desde 1966 a 1978 foi Secretário particular do então Arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla.
Mas "Dom Estanislao" se fez conhecido como Secretário de João Paulo II desde sua eleição ao pontificado (1978) até seu falecimento (abril 2005).
Em 1998 foi nomeado Prefeito adjunto da Casa Pontifícia e ordenado bispo pelo Papa em 19 de março desse mesmo ano. Em 2003 foi elevado à dignidade arcebispal.
Dom Dziwisz foi a pessoa mais próxima ao Papa João Paulo II, que lhe chamava familiarmente com o diminutivo de "Staszek". O fiel Secretário sustentou em seus braços o Pontífice quando este caiu ferido pelas balas do assassino turco Mehmet Ali Agca em 13 de maio de 1981, e muitos peritos assinalam que seu sangue-frio e capacidade de decisão salvaram sua vida.
Dom. Dziwisz escreveu então um livro relatando a experiência do atentado.
Apesar do importante papel que desempenhou nos últimos anos do pontificado, quando a saúde do Papa se fez mais frágil; assim que o Papa faleceu, Dom. Dziwisz se mudou para uma modesta casa religiosa polonesa localizada no norte de Roma.
Alegria na Polônia
Logo que o cardeal polonês Franciszek Macharski soube da nomeação do Arcebispo Dziwisz como seu sucessor, assinalou que " desde muitos anos tinha este momento no coração". "Nunca senti tanto agradecimento para Deus e os fiéis como neste momento, tão esperado", acrescentou.
O Cardeal também informou que o Arcebispo Dziwisz tomará posse da Arquidiocese em 27 de agosto, em uma cerimônia na Catedral do castelo de Wawel.
Em uma carta lida aos fiéis de Cracóvia, Dom. Dziwisz assinalou que é consciente da enorme responsabilidade que recairá sobre ele e do grande acervo que tem a Igreja cracoviana dos tempos do Bispo São Estanislao mártir até os tempos do pontificado de João Paulo II.
Na carta, lida pelo Cardeal Macharski, Dom. Dziwisz assinalou que cumprirá sua missão "com a máxima humildade e obediência". "Continuarei com máxima fidelidade a obra de meus antecessores e, em particular, os ensinamentos do Papa João Paulo II", conclui a carta.
Na tumba de João Paulo
Na quinta-feira, provavelmente informado da nomeação que receberia hoje, Dom. Dziwisz celebrou uma Missa privada na tumba do Papa João Paulo II no Vaticano.
"Aceito esta decisão com apreensão e inclusive com temor, consciente da grande responsabilidade pela herança espiritual da Arquidiocese até agora governada por tão ilustres pastores", disse Dom. Dziwisz nesta sexta-feira à Agência italiana de notícias ANSA.
O Papa exorta a Igreja em Cuba a impulsionar as Missões
HAVANA, 03/06/2005 (ACI).- Fontes da Igreja em Cuba revelaram nesta semana que o Papa Bento XVI, em uma mensagem enviada através do Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, exortou a Igreja em Cuba a impulsionar "uma incansável ação missionária". A mensagem, enviada na semana passada à Assembléia Nacional de Missões celebrada em Havana e dada a conhecer pela agência espanhola EFE, foi lida pelo Núncio Apostólico em Cuba, o Arcebispo Luigi Bonazzi, aos delegados das onze diocese cubanas.
O Papa Bento convidou os participantes do encontro a que "sejam um novo impulso a incansável ação missionária" frente "aos desafios da sociedade atual, dando graças a Deus pelo passado e presente da vida dessa amada Igreja em Cuba".
O Papa recordou que o "trabalho evangelizador da Igreja é uma responsabilidade de todos seus membros" e exortou a "avivar a espiritualidade e a vocação missionária em quem já está entregues a esta tarefa, para que sejam uma chama que impregne de ardor missionário seu próprio ambiente".
A entrevista reuniu, além da maioria do episcopado cubano, 141 delegados, entre eles 6 sacerdotes, 14 religiosos, 11 diáconos permanentes, 110 leigos missionários e 23 seminaristas.
Debates sobre a eutanásia “coisificam” à pessoa, advertem sacerdotes
MEXICO D.F., 03/06/2005 (ACI).- O Diretor da Comissão de Comunicação Social da Arquidiocese do México, P. Hugo Valdemar Romero, advertiu que a intenção da Secretaria Geral de Saúde de incentivar debates sobre a eutanásia, pode converter à pessoa em uma coisa que deveria ser eliminada quando, segundo os “especialistas”, já não é produtiva.
Em declarações à imprensa, o sacerdote expressou que promover foros de discussão sobre este tema é atacar a dignidade da pessoa.
Do mesmo modo, esclareceu que a Igreja no país não teme ao projeto de lei do Partido da Revolução Democrática (PRD) para legalizar a eutanásia, porque a sociedade mexicana conhece o valor da vida.
Por sua parte, o Coordenador Geral de Pastoral da Basílica de Guadalupe, Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, assinalou que a intenção de legalizar este tipo de assassinato responde a situações oportunistas de quem em vez de legislar a favor da vida, o fazem a favor da morte.
Recordou também que os médicos tem o dever de defender a vida até sua morte natural e que o mandamento “não matar” é uma lei divina e ao mesmo tempo implícita na consciência de cada homem.
Em diálogo com a imprensa, o fundador e Diretor Geral dos Missionários Servidores da Palavra, Padre Luis Butera, advertiu que é um crime promover a eutanásia, porque “ninguém é dono da vida, só Deus”.
“É réu de assassinato o que a execute e de suicídio o que a pede”, sentenciou.
Acrescentou que é falso dizer que a vida de uma pessoa carece de valor quando não contribui algum bem material, porque, assegurou, em muitos casos o sofrimento de um doente une à família na caridade, redescobre o valor da saúde e a apresenta como um dom de Deus.
Finalmente, expressou que quem promove leis a favor da eutanásia reflete uma mentalidade vazia de esperança.Cardeal dominicano: não às danças que denigrem dignidade da pessoa
SÃO DOMINGOS, 03/06/2005 (ACI).- O Cardeal Nicolau de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de São Domingos, assinalou durante uma conferência sobre ética nas comunicações organizada pelo Instituto Dominicano das Telecomunicações (INDOTEL), que os seres humanos não nasceram para fazer danças que são "para cães". Ao referir-se às modas difundidas por alguns meios de comunicação, o Cardeal criticou especificamente o ritmo musical latino chamado "reggaeton", pois considerou que as criações do gênero não são "as melhores expressões de arte e inspiração".
Quanto ao denominado "perreo", um movimento de contato que com muita dificuldade se pode chamar "dança", e com o que se acompanha a música do reggaeton, O Cardeal disse que "está muito na moda, mas eu acredito que entre os humanos não pega".
"Deixem o ‘perreo’ para os cães", acrescentou o Cardeal. "Nunca o ser humano teve pretensão de ser um cachorro. Por conseguinte estabeleçamos uma diferença clara e categórica entre uma coisa e outra", destacou.
O Cardeal também criticou a maneira como a televisão vem promovendo a prática homossexual como algo "normal", mostrando-os em programas "com tanta desenvoltura".
"Já temos muitas coisas desagradáveis que ver (na televisão) como para que também tenhamos que tolerar este tipo de coisas", concluiu.
Cardeal Agnelo: “Governo não deve temer a verdade”
SALVADOR, 03/06/2005 (ACI).- O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e arcebispo de Salvador, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, pediu ao governo transparência e não impedir as investigações da CPI dos Correios, "se não tem responsabilidade, não tenha medo da verdade”.
Citando a passagem do evangelho "A verdade vos libertará”, o cardeal cobrou a apuração das denúncias de corrupção nos Correios, que envolvem funcionários da instituição e um deputado federal. “Se ele (o governo) acha que está tudo certo, que deixe a CPI funcionar até para provar que realmente não há nada de errado”, colocou o Purpurado.
D. Geraldo lamentou os resultados sobre o aumento da indigência e da miséria no Brasil, revelados no levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde o país aparece como o segundo pior distribuidor de renda no mundo.
Ele duvidou das promessas de "boas notícias" na área econômica feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para os próximos anos, frisando que isso só vai ocorrer quando "mexer" efetivamente no povo. "Nós temos pressa e tenho alertado que as pessoas não podem esperar mais, não se pode deixar para amanhã quando o bolo estiver bonito e todo enfeitado para começar a dividi-lo; tem que ser hoje", reclamou, voltando a chamar a atenção para o perigo de "caos" no Brasil devido ao aumento da pobreza.
O presidente da CNBB, criticou também indiretamente a Justiça brasileira: "as pessoas que roubam um pedaço de pão para dar a um filho com fome são condenadas rapidamente, sumariamente, e têm de cumprir até o último minuto da pena. Mas os que roubam como ninguém, roubam tudo, têm bons advogados, respondem a inquéritos que não chegam ao fim e jamais são condenados” questionou Dom Agnelo.Relíquias de santa mensageira do Coração de Jesus chegarão na segunda-feira à Espanha
MADRI, 03/06/2005 (ACI).- As relíquias de Santa Margarida Maria de Alacoque, mensageira do Coração de Jesus, chegarão procedentes da França à Espanha na próxima segunda-feira, 6 de junho, para percorrer diversas dioceses do país. Graças a esta iniciativa, promovida por diversos movimentos apostólicos leigos e apoiada pelos bispos, os 19 mosteiros da Ordem da Visitação de Nossa Senhora na Espanha poderão venerar as relíquias da santa francesa.
Segundo informaram os organizadores, as relíquias de Santa Margarida Maria poderão ser veneradas em cidades como Madri, Barcelona, Alicante, Granada, Sevilha, Córdoba, Toledo, Oropesa e Talavera de la Reina, Palma de Mallorca, Valladolid e Salamanca.
Não obstante, as relíquias estarão em Oviedo, Lugo, Vigo, Vitoria, Burgos, San Sebastián, Santander e Pamplona. Desta última sairão, na terça-feira, 5 de julho, para o Mosteiro francés de Paray-le-Monial, onde são custodiadas, acompanhadas por doze jovens famílias com filhos pequenos.
Os responsáveis da visita informaram que as relíquias da Santa poderão ser veneradas de maneira especial no dia 12 de junho no Templo do Sagrado Coração de Jesus do Tibidabo, em Barcelona, declarado Templo Expiatório Nacional da Espanha.
No sábado, 18 de junho, as relíquias estarão no Santuário do Cerro de los Ángeles, em Madri, monumento ao Sagrado Coração de Jesus no centro geográfico da Espanha, frente ao que fez a consagração real da Espanha ao Sagrado Coração em 1918.
Um momento significativo da visita será no dia 24 de junho, quando os fiéis poderão venerar as relíquias no Santuário da Grande Promessa de Valladolid, onde o venerável noviço jesuíta Bernardo de Hoyos recebeu em 1733 a promessa do Coração de Jesus de seu reinado na Espanha, e de onde extendeu sua devoção por toda a nação.Continua com sucesso mutirão de entrega de armas nas Igrejas
SALVADOR, 03/06/2005 (ACI).- Continua com sucesso no Brasil a campanha para recolher armas, organizada pela ONG Viva Rio junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e Visão Mundial.
Igrejas de vários estados do país continuarão a recolher armas, sempre aos sábados, e devido ao grande sucesso obtido, a Campanha se prolongou até o próximo 23 de junho.
Desde o início da Campanha, se informa que somente na Bahia foram arrecadadas 12.514 armas pela Polícia Federal
Depois de ouvir no noticiário local, ao meio-dia, que armas de fogo poderiam ser entregues na Paróquia São Francisco de Assis, na Boca do Rio, a dona de casa Maria Madalena Lima Santos, correu até a igreja para buscar informação. Foi em casa, pegou escondido o revolver calibre 38 do sogro e entregou na paróquia. "Quando ele descobrir, já foi. Eu tenho pavor a arma. Tenho duas filhas pequenas em casa, não quero que uma tragédia aconteça. Ele não é bandido, nem ladrão. Não justifica ter um revólver", afirmou.
Na Paróquia da Vitória, local de maior arrecadação, onde 48 armas foram recolhidas, o movimento se intensificou à tarde. Segundo o agente da Polícia Federal, Juarez Salvatori, que estava acompanhando o recebimento de armas no local, a iniciativa da Arquidiocese de São Salvador em se filiar à campanha tem trazido resultados bastante positivos. "As paróquias têm força para convocar seus fiéis. Esse trabalho envolvendo as igrejas e a imprensa que também tem nos ajudado muito, só fez somar com o nosso trabalho", disse.
Audival Júnior, 34 anos, professor de educação física, tomou a iniciativa de levar a arma do amigo do pai, uma pistola, até a Paróquia da Vitória. "Ele pediu e eu vim com o maior prazer. Arma em casa é sinônimo de perigo para si, para família e para os outros", ressaltou. Para entregar a arma, é preciso pegar nos postos uma guia que permite o transporte dela. A Polícia Federal faz a perícia e determina quanto vale a arma. O valor é depositado na conta corrente do indivíduo num período de 30 a 60 dias.Congresso de medicina paliativa apresenta alternativa a eutanásia no Paraguai
ASSUNÇÃO, 03/06/2005 (ACI).- Hoje começou nesta capital o primeiro Congresso Paraguaio de Medicina Paliativa, ocasião propícia para apresentar à cidadania a alternativa moral à eutanásia.
A Medicina Paliativa, como especialidade médica, encarrega-se do manejo dos doentes terminais, tanto no aspecto corporal como psíquico, lhes assegurando o alívio da dor. Estes especialistas se enfrentam a diversos problemas em seu afazer diário.
O Congresso se celebra nessa sexta-feira e sábado no Granados Park Hotel, é organizado pela Fundação São Rafael, a Sociedade Paraguaia de Medicina Paliativa, o Instituto do Câncer e a Sociedade Paraguaia de Medicina Física e Reabilitação.
Entre os palestrantes e conferencistas se encontram os especialistas Marcos Gómez Sancho, criador e diretor da Unidade de Medicina Paliativa do Hospital de Grande Canaria na Espanha.
Thomas Solente, médico fisiatra, e Pedro Kriskovich, voluntário da Casa da Divina Providência, manifestaram que o objetivo do evento é iniciar uma aproximação com pessoas que trabalham com doentes terminais e analisar os avanços mediante convidados estrangeiros, "além de iniciar uma reflexão sobre a importância de acompanhar uma forma profissional e ética aos doentes".
TV Aparecida entra no ar em setembro
SÃO PAULO, 03/06/2005 (ACI).- O Santuário Nacional de Aparecida e a Campanha dos Devotos, estão impulsionando a entrada de mais veículo de comunicação católico no Brasil. A TV Aparecida, a nova emissora de televisão católica, entrará no ar em rede apartir do próximo mês de setembro.
O contrato com a Rede Vida, que inicialmente irá ceder o sinal do satélite, foi assinado ontem, 2 de junho, na basílica da Padroeira do Brasil, em Aparecida, no interior de São Paulo.
Com a ajuda de mais de 260 mil colaboradores da Campanha dos Devotos e do Santuário, que investiram cerca de US$ 1 milhão, a TV Aparecida entra no ar com três horas de programação. O dinheiro, fruto de doações ao Santuário Nacional, foi investido em projeto e cenários elaborados por profissionais experientes e equipamentos de última geração.
Segundo o anuncidado pela Agência Estado, a TV Aparecida começou a ser planejada em 2001, quando recebeu a concessão do Governo Federal. Um sinal próprio está sendo negociado. Por enquanto a TV entra no ar no canal 59 UHF.
A proposta da TV nasceu de idéias da equipe de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni atual produtor da Rede Globo, e de Afonso Auri, ex-funcionário do SBT. "Não será uma emissora exclusivamente religiosa", afirma o diretor da TV Aparecida, padre César Moreira.
A emissora vai funcionar no mesmo prédio da Rádio Aparecida, que está no ar há 54 anos, e a programação, das 9h ao meio-dia, começa com a missa, transmitida há 8 anos pela Rede Vida, direto do Santuário Nacional de Aparecida. Em seguida, será exibido o programa "Bom dia Romeiro", gravado na Sala das Promessas, um dos lugares mais visitados do Santuário. Dois programas de entretenimento vão até às 11h45, quando começa a oração de consagração dos brasileiros à Nossa Senhora Aparecida.
Além disso, nessas três horas de exibição do programa ainda haverá pequenas inserções, de 15 segundos de oração, e quatro boletins de notícias de até cinco minutos. Padre César ressalta que a TV será diferente da TV Canção Nova, da Renovação Carismática Católica. "A Igreja Católica no Brasil tem vários rostos, mas no sentido de somar".
CNBB promove Seminário sobre Dignidade da Vida Humana e Biotecnologias
BRASILIA, 03/06/2005 (ACI).- A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Instituto Nacional de Pastoral (INP), promove o Seminário sobre “A Dignidade da Vida Humana e as Biotecnologias”. O evento, começa hoje 3, e vai até o dia a 5 de junho, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, na cidade de Brasília.
Esse seminário procura proporcionar um aprofundamento dos temas polêmicos da atualidade, como: o uso dos embriões na pesquisa científica, o aborto dos fetos anencéfalos, a despenalização do aborto e a questão dos transgênicos.
Foram convidados como conferencistas personalidades da área de saúde, direito civil, filosofia e teologia.
Joaquín Navarro-Valls seguirá como porta-voz da Santa Sé
VATICANO, 03/06/2005 (ACI).- O Dr. Joaquín Navarro-Valls, porta-voz oficial e Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, seguirá nas suas funções sob o pontificado do Bento XVI, conforme informou o jornal “Secolo d’Itália”.
Navarro-Valls assinalou que tinha sido confirmado em seu cargo pelo Papa Bento, quem lhe solicitou permanecer no cargo que assumiu em 1984 a pedido do Papa João Paulo II.
“Não é fácil lhe dizer ‘não’ a um Papa”, disse Navarro-Valls na entrevista.