Cardeal Pell sustenta que Bento XVI era o melhor candidato
ROMA, 02/05/2005 (ACI).- O Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell, assinalou que o então Cardeal Joseph Ratzinger nunca teve intenções de ser Pontífice mas "foi eleito porque era claramente o melhor para desempenhar esse cargo".
"Ele não queria esse trabalho. Estou convencido de que era sincero", assinalou o Cardeal ao retornar do Vaticano, onde participou do Conclave que escolheu o Bento XVI.
O Cardeal Pell expôs, na Catedral da Santa María de Sydney, uns retratos do Papa João Paulo II e Bento XVI.
Sobre o novo Papa indicou que “sabe como escutar, ele está preparado para oferecer um novo ponto de vista do cristianismo, que poderá ser discutido, aceito ou rechaçado pelas pessoas hoje".
"É um homem tímido e muito educado, ao mesmo tempo que agradável e simpático. Estou seguro de que com os anos será amado profundamente", acrescentou.
Preparam “cálice ecumênico” para o Bento XVI na Argentina
BUENOS AIRES, 02/05/2005 (ACI).- Um dos ourives mais reconhecidos do mundo, o argentino Juan Carlos Pallarols, trabalha na confecção de seu projeto mais “ecumênico”: Um cálice repleto de detalhes simbólicos que constitui sua maior homenagem pessoal ao Papa Bento XVI.
Pallarols, quem se confessa um artista “católico muito religioso”, pegou o cinzel e pretende encerrar nesta obra de arte o carinho e respeito que os argentinos sentem pelo novo Papa.
Sua intenção é que pessoas de distintas religiões, entre judeus, muçulmanos e católicos, participem da obra com cinceladas a seu ainda incipiente trabalho.
”Eu queria que o cálice tivesse um sentido ecumênico, já que o Papa pediu a unidade das religiões. Espontaneamente se aproximaram muitas pessoas a dar seu golpe ao trabalho, inclusive judeus e muçulmanos”, assinalou o artista em declarações à agência EFE.
A peça é um cálice de prata, de estilo colonial, com o escudo argentino e desenhos de trigo e uvas, que “representam os frutos da terra argentina e também o Corpo e o Sangue de Cristo”.
Além disso, está acompanhado de uma patena ou pratinho que tem a chamada Cruz do Sul lavrada, com inscrições das quatro advocações da Virgem María representativas da fé do povo argentino: Nossa Senhora do Nahuel Huapi (sul argentino), Nossa Senhora do Itatí (nordeste), a Virgem do Vale (noroeste) e a Virgem de Luján, Padroeira do país.
Espera-se que o presente esteja preparado pouco antes de 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo, e chegue às mãos do Santo Padre como um “presente dos argentinos”.
Pallarols assegura que está inspirado na primeira homilia do Bento XVI e no chamado que fez à unidade das religiões, assim como na carta apostólica do João Paulo II aos artistas, em que o defunto Pontífice chamou à unidade e ao respeito pelos símbolos cristãos e litúrgicos.
Arcebispo boliviano assegura que os cardeais apóiam ao homem eleito Por Deus
LA PAZ, 02/05/2005 (ACI).- O Arcebispo da Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, afirmou que os cardeais que estiveram no Conclave “participamos com oração e reflexão para apoiar ao homem eleito pelo Senhor”.
“Os cardeais temos cumprido nossa missão de estar presente, não de escolher um candidato pré-fabricado, fomos para cumprir nossa missão, eleger o Papa que necessita nossa Igreja”, assinalou o Cardeal na sua volta de Roma.
Depois de assinalar que na eleição participou toda a Igreja com suas orações, o Arcebispo assegurou que os cardeais “estão preparados para colaborar com o Santo Padre”. Também recordou que o então Cardeal Joseph Ratzinger foi um dos principais colaboradores do Papa João Paulo II.
Andaluzes recebem relíquias do São Domingos Sávio
MADRI, 02/05/2005 (ACI).- Os restos do São Domingos Sávio chegaram até terras andaluzas procedentes de Córdova para ser expostos nessa sexta-feira 6 de maio, dia de sua festa central.
A exposição dos restos do jovem santo propõe sua figura como ponto de referência para adolescentes e jovens que querem viver uma vida comprometida com o Senhor Jesus.
Os restos do São Domingos Sávio visitarão em uma primeira etapa, cidades como Úbeda, Granada, Antequera, Palma do Rio, Motilla, Málaga, Pozoblanco. Depois fará o próprio em Cádiz, Sevilha, La Línea, Algeciras, Rota, La Palma, Mérida, Badajoz, Xerez, Utrera, Triana, Morón, Trinidad e Huelva.
Domingos Sávio nasceu na Itália em 1842. Trabalhou como camponês desde menino e logo manifestou seu desejo de ser sacerdote. Ingressou no Oratório de São Francisco de Sales em Turim aos doze anos da mão de Dom Bosco. Morreu aos 15 anos e foi proclamado santo pelo Papa Pio XII em 1954.