29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos de Madri pedem para ter presente valores fundamentais no momento de votar

Os bispos da Província Eclesiástica de Madri chamaram os paroquianos a exercer um voto responsável nas eleições autônomas de 27 de maio, para o qual, explicaram, é necessária uma consciência bem formada segundo os princípios da reta razão e os ensinamentos da Igreja; que permita ao católico escolher entre aquelas opções "compatíveis com a fé e a lei natural".

Através de uma mensagem, os bispos recordaram que ao votar, o católico deve ter em conta certos princípios. Entre eles, explicaram, está "a defesa dos direitos fundamentais da pessoa, sobre tudo o direito à vida em todas suas etapas". Reafirmaram que "o aborto, os métodos anticoncepcionais abortivos e a eutanásia não podem nunca justificar-se em pró de políticas sociais, dados os mencionados direitos".

Além disso, assinalaram, está a defesa da liberdade religiosa, sua valorização e expressão pública; em especial "a católica que configurou nossa história, como um elemento constitutivo da pessoa, que ajuda ao progresso moral e social da comunidade humana".

O texto também recordou o princípio de defesa da família e do verdadeiro matrimônio, assim como o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos "segundo suas convicções religiosas e morais".

Os prelados também chamaram a levar em conta "a promoção de uma cultura aberta aos valores morais e religiosos", "a acolhida solidária dos imigrantes e a promoção de uma ordem social justa".

"O exercício responsável pelo voto exige, aos católicos, além disso do conhecimento dos programas eleitorais dos partidos políticos e do atento discernimento das medidas para obtê-los, atuar com uma consciência bem formada segundo os princípios da reta razão e do Magistério da Igreja e, em particular, de sua Doutrina Social", afirmaram.

O comunicado está assinado pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela; o Bispo de Alcalá de Henares, Dom Jesus E. Catalá Ibáñez; o Bispo de Getafe, Dom Joaquín María López de Andujar y Cánovas del Castillo; assim como os bispos auxiliares.

O texto na íntegra se encontra em: http://www.archimadrid.es/noticiasynovedades/comunicados/NP_PEM_27052007.htm

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar