30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Papa nomeia Dom Odilo Scherer novo Arcebispo de São Paulo

O Papa Bento XVI nomeou hoje o novo Arcebispo de São Paulo (Brasil), Dom. Odilo Pedro Scherer, até o momento Bispo Auxiliar da mesma arquidiocese e recentemente eleito Secretário Geral Adjunto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe que se celebrará em maio em Aparecida.

O Prelado nasceu em 21 de setembro de 1949 em São Francisco, diocese de Santo Ângelo. Após seus estudos no Seminário diocesano de Toledo e no de São José, da arquidiocese de Curitiba (estado do Paraná), estudou filosofia no Seminário maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e cursou seus estudos de teologia no Studium Teologicum da mesma cidade.

Depois de sua ordenação, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma , obteve a licenciatura em filosofia e a homenagem em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976, incardinando-se no clero diocesano de Toledo. Foi reitor e professor no Seminário menor de São José, de Cascavel (Paraná), e do Seminário filosófico Maria Mãe da Igreja, de Toledo; professor de teologia no Instituto teológico de Londrina, reitor do Seminário teológico Nossa Senhora de Guadalupe, de Cascavel. foi professor de filosofia no Centro universitário estadual de Toledo, diretor e professor de teologia do Centro teológico inter-diocesano de Cascavel.

O novo arcebispo foi vice-pároco de São Pedro e São Paulo, de Toledo, pároco da Catedral Cristo Rei e membro do Conselho presbiteral. Na Conferência Episcopal Regional "Sul 2" (estado de Paraná), esteve à frente da pastoral vocacional e foi o coordenador da Comissão regional de presbíteros.

De 1994 a 2001 era Oficial da Congregação para os Bispos; em tal período prestou serviços na paróquia Santos Patronos da Itália, São Francisco e Santa Catarina e foi capelão da Casa de saúde das Servas Franciscanas do Bom Pastor.

Em 28 de novembro de 2001 foi nomeado Bispo titular de Novi e Auxiliar de São Paulo e foi consagrado bispo em 2 de fevereiro do seguinte ano. Em maio de 2003 foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o período 2003-2007. Em 12 de dezembro de 2006 o Santo Padre o nomeou Secretário Geral Adjunto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe que se realizará no mês de maio em Aparecida.

Dom Scherer sucede em seu serviço à frente da importante arquidiocese paulista ao Cardeal Claudio Hummes, quem fora eleito pelo Santo Padre Prefeito da Congregação para o Clero em 31 de outubro de 2006.

A arquidiocese de São Paulo tem uma superfície de 1.645 quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de sete milhões de habitantes, dos quais 5.215 milhões professam a fé católica. Para sua atenção pastoral, há 941 sacerdotes e 2.825 religiosos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar