29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Objetivo de V Conferência Geral é missionário e pastoral, afirma bispo brasileiro

O Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Odilo Pedro Scherer, afirmou que a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe “não tem a finalidade de discutir questões dogmáticas, mas sim terá um caráter eminentemente missionário e pastoral”.

Segundo a agência Fides, o Prelado fez esta afirmação em uma mensagem dirigida aos paroquianos, onde destaca a presença do Papa Bento XVI, emoldurada “em um acontecimento latino-americano de maior importância”.

Sobre a V Conferência, Dom Scherer explicou que os participantes “lançarão um olhar de discípulos e missionários de Jesus Cristo sobre os novos desafios que se expõem à missão evangelizadora da Igreja, para ouvir a voz de Deus na voz dos tempos”.

Por sua vez, o Arcebispo eleito de Concepción (Chile), Dom Ricardo Ezzati, destacou a importância que tem para a América Latina o tema eleito pelo Papa, “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n'Ele nossos povos tenham vida”.

“Estamos vivendo uma mudança de época muito profunda, que toca as raízes mais profundas da existência humana, a maneira de pensar, julgar e as referências sociais; uma cultura que conserva raízes cristãs, mas que, pela globalização, se vê convulsionada e requerida por tantas mudanças. A Igreja está chamada a anunciar a Jesus Cristo às pessoas concretas, inseridas na história e a cultura de hoje”, afirmou.

Dom Ezzati recordou que a tarefa fundamental da Igreja é “ser discípula do Senhor nesta nova cultura”. Acrescentou que “hoje não se pode ser cristão por tradição”, mas sim tem que sê-lo “por opção”, respondendo “a sua vocação original nesta época e em meio das correntes culturais próprias deste tempo”.

O Prelado fez estas declarações logo depois de participar em Bogotá (Colômbia), em uma das últimas reuniões preparatórias para sintetizar e organizar os contribuições de cada Conferência Episcopal. A síntese será revisada pela Presidência da V Conferência para sua aprovação. Logo depois disto será enviada aos bispos que estarão presentes em Aparecida (Brasil), de 13 a 31 de maio.

http://www.br.celam.info/

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar