2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispo demissionário Fernando Lugo postulará a Presidência paraguaia em 2008

Fernando Lugo, bispo demissionário da diocese de São Pedro, será candidato à Presidência do Paraguai em 2008, pese a que a fins de 2006 a Santa Sé lhe solicitou em uma enérgica carta respeitar seu compromisso sacerdotal e episcopal e em conseqüência abster-se de ingressar na política partidária.

Segundo a imprensa local, fontes do movimento político País Possível anunciaram que Lugo será candidato presidencial diante da falta de união dos partidos de oposição. Acrescentaram que está posicionado nas pesquisas e “mais cedo ou mais tarde” os dirigentes de outros grupos opositores “irão ceder suas candidaturas e pedirão o apoio de Lugo”.

Ante as atividades políticas de Fernando Lugo, a Conferência Episcopal Paraguaia expressou claramente em setembro passado que não aprova a atuação do agora candidato. Embora “não estão molestos”, recordaram que “a Igreja não deve empreender por conta própria uma empresa política” e que o “direito canônico impede que Dom Lugo se dedique às atividades religiosas e ao mesmo tempo à política”.

Em dezembro, Lugo anunciou que abandonaria o estado clerical para ingressar na política partidária, para o qual apresentou sua renúncia ante a Santa Sé. “Agora o Papa pode resolver aceitar minha determinação ou pode sancionar, mas já estou na política”, assinalou.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar