29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Religiosas mexicanas recebem curso de “Maturidade Afetiva na Vida Consagrada”

Um numeroso grupo de religiosas mexicanas provenientes de diversos lugares do país, assistiu ao Curso de Maturidade Afetiva na Vida Consagrada, uma iniciativa da Associação de Leigos pela Maturidade Afetiva e Sexual (ALMAS) que oferece “ferramentas humanas que lhes permitam fortalecer a identidade como consagrados, estabelecer  relações sadias com outros e desenvolver um claro sentido de sua missão”.

O curso reuniu  religiosas de quatro congregações: Catequistas de Maria Santíssima, Dominicanas de Maria Santíssima, Instituto de Coadjutoras  do Apostolado Social e Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

Segundo ALMAS, “a maturidade afetiva é necessária para pessoas como o sacerdote, religioso ou consagrado, que estão chamados ao celibato, quer dizer, a oferecer com a graça do Espírito e com a resposta da própria vontade, a totalidade de seu amor e de solicitude a Jesus Cristo e à Igreja”.

O curso foi dado no Auditório Nacional  da Cidade do México e a Casa de Oração Jesus Maria.  

Os organizadores destacaram a boa disposição das religiosas nos diversos temas. O curso conta com cinco módulos: meu contexto social, minha identidade humana e minha relação afetiva com Deus, minha identidade sexual, minha identidade como pessoa consagrada e minha missão pessoal.

“Alguns dos temas lhes ajudaram a fazer um percurso por sua história pessoal, o qual lhes fez a confrontar sua vida e a dar-se conta de que, obter a maturidade afetiva, é um processo que não termina nunca”, informaram os porta-vozes de ALMAS.

“Assim como a virtude da castidade passa por luzes e sombras, da mesma maneira a virgindade consagrada passa por graus marcados pela imperfeição, já que se desenvolve sobre uma base humana, que não é perfeita mas sempre pode ser perfectível. E que implica sempre acima de tudo um trabalho pessoal, assim como um compromisso renovado por viver na comunidade relações sadias e construtivas; mas sobre tudo melhorar sua relação pessoal de amor a Deus a quem entregaram sua vida”, acrescentaram.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar