7 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Destacam valor da dimensão comunitária da vocação à vida consagrada

Em uma mensagem com motivo da Jornada Mundial da Vida Consagrada do próximo 2 de fevereiro, o Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Jesus Sanz Montes, O.F.M., destacou o valor da dimensão comunitária da vocação à vida consagrada.

O Prelado assinala em sua mensagem “Vida Consagrada e Família” que, a semelhança da vocação matrimonial, a vida consagrada está chamada a refletir a Deus que é comunhão trinitária de Pessoas e, por isso mesmo, uma das notas que caracterizam seu ser vocacional “é a dimensão comunitária, seja qual for a sua expressão concreta”.

“Esta vocação cristã significa ser consagrados pelo Senhor, com os irmãos que Ele dá, e para a missão confiada na sua Igreja: estas são as três coordenadas, ser do Senhor, com os irmãos e para a missão”, assinala o Bispo de Huesca e de Jaca.

Ao explicar a unidade dos três aspectos, o Prelado sublinha que “não basta ser do Senhor, nem basta levar adiante uma missão, nem tampouco é suficiente estar irmanados. São necessárias as três dimensões que precisamente dirigem e explicitam esta vocação eclesiástica: a consagração, a comunhão e a missão. Por isso, há um elemento ‘familiar’ que faz de dobradiça nesses três aspectos: ser irmãos desde Deus e para a salvação do mundo”.

“Se a dimensão comunitária não beber de sua pertença ao Senhor e se não se fizer logo testemunho de amor, estaremos diante de outro tipo de comunidade, mas não diante daquela que supõe um traço da Trindade na encruzilhada da história”, explica.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar