29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cardeal Lozano Barragán: A Igreja não apóia excesso terapêutico nem eutanásia

O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, recordou que para a Igreja Católica é inaceitável o chamado excesso terapêutica e assegurou que o desafio é distinguir estes casos extremos dos pedidos de eutanásia.

Em declarações ao jornal italiano La Repubblica, o Cardeal se referiu à iniciativa do governo italiano de pedir a opinião de uma equipe de especialistas sobre o caso de Piergiorgio Welby, um italiano que padece de atrofia muscular progressiva e reclama há vários meses que desconectem seu respirador.

"É justo que sobre este dramático caso se expressem estudiosos para que se possa saber se trata-se de excesso terapêutico ou estamos diante de um pedido de eutanásia", afirmou o Cardeal Lozano.

O Cardeal reiterou que "a Igreja não poderá nunca aceitar o excesso terapêutico, uma prática inaceitável porque comporta o uso de médios desproporcionados, absolutamente inúteis, para a atenção de um doente terminal".

Entretanto, indicou que o problema é "reconhecer se existir verdadeiramente um caso de excesso terapêutico".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar