7 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Para Bispo somaliano, assassinato de missionária foi ataque contra todas as religiosas

O Bispo de Djibouti e Administrador Apostólico de Mogadiscio, Dom Giorgio Bertin, considerou que o assassinato de uma missionária italiana na Somália não teve uma aparência pessoal, mas sim representou um ataque contra todas as religiosas que trabalham na zona.

"Não queria matar a Irmã Leonella enquanto tal, mas sim queria agredir uma religiosa católica ao azar. Trata-se em todo caso de um ataque premeditado. Quem assassinou a missionária sabia a que hora foram comer as religiosas e sabia onde atacar", assinalou o Bispo ao celebrar os funerais da Irmã Leonella Sgorbati, a missionária da Consolação assassinada no domingo.

Em declarações à agência Fides, Dom Bertin comentou que "o assassinato de Irmã Leonella deve ser enquadrado no contexto da atual situação da Somália, que viu ultimamente um forte aumento da tensão devido a uma série de causas. Há meses, com efeito, na Somália se nota um aumento da tensão sobre o ocidente e os cristãos. Isto se deve também à difusão de notícias sobre a presença na Somália de tropas de Etiópia, que é vista como uma potência cristã. A isto se somam alguns discursos inflamados por parte de alguns expoentes extremistas. Na Somália está ocorrendo uma luta de poder em que se instrumentaliza a religião".

"Recordemos que as mesmas religiosas foram objeto não faz muito tempo, de seqüestros e atentados. Deve haver máxima prudência antes de fazer afirmações nesta situação complicada e delicada que vive Somália", acrescenta o Prelado.

"Freqüentemente brincava com ela. Dizia-lhe, visto que era uma pessoa robusta, que tinha um coração muito maior que seu corpo. E assim era: apesar de que tinha alguns problemas de saúde, Irmã Leonella estava decidida a continuar seu trabalho de ajuda ao povo somaliano. Por desgraça uma bala deteve seu grande coração", comentou o Administrador Apostólico de Mogadiscio.

A irmã Leonella Sgorbati nasceu em Gazzola (Piacenza), em 9 de dezembro de 1940. Em maio de 1963 ingressou nas Missionárias da Consolação e realizou os votos perpétuos em novembro de 1972. Em 26 de novembro de 1993 foi escolhida superiora regional das irmãs no Quênia, tarefa que desenvolveu durante seis anos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar