30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispo basco confia paz e reconciliação na Espanha à Virgem Branca

O Bispo de Vitória, Dom Miguel Asurmendi, presidiu a Missa em honra à Virgem Branca, padroeira da cidade, durante a qual confiou "a paz e a reconciliação em nossa sociedade basca e espanhola".

Em sua homilia, o Prelado assinalou que embora a esperança da paz "vai se enfraquecendo", "a maioria mantém a esperança em um final dialogado da violência terrorista, mas nossa esperança vai enfraquecendo com as dificuldades que estão surgindo dia a dia".

O Prelado afirmou que "muitos se fazem uma pergunta angustiada: A que preço vamos ter a paz? detrás da pergunta, existe o convencimento de que a qualquer preço, a paz não é um bem desejável".

"Há vítimas da violência terrorista que pedem respeito a sua dignidade e à justiça em suas causas. Há vítimas que deram exemplo valioso quando antepõem o bem comum da paz a suas legítimas reivindicações", disse o Bispo em relação ao processo de paz que quer estabelecer com o grupo terrorista ETA.

Para o Dom Asurmendi, "há grupos sociais que parecem antepor seus interesses, não sempre legítimos, ao desejado bem da paz" e concluiu indicando que "estamos em um momento especial para a responsabilidade coletiva em prol da paz, um tempo que requer fortes dose de prudência e de audácia, uma situação que exige a todos antepor o bem comum".

Por outro lado, o presidente do PNV de Guipúzcoa, Joseba Egibar, assegurou que para fazer irreversível o processo de normalização política "terá que dar uma série de passos" que evitem "que ninguém volte a fazer uso da violência para a defesa de objetivos políticos".

"Um processo de paz se consolidará em primeiro lugar quando se puder criar um cenário de defesa e respeito dos direitos humanos de todas as pessoas e fazer que os projetos e as idéias políticas sejam defendidas por vias exclusivamente políticas e democráticas", anotou Egibar.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar