30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Livre comércio deve seguir justiça social, lembra Santa Sé

"O comércio livre pode só pode ser chamado de justo quando obedece as exigências da justiça social", afirma o Pontifício Conselho Justiça e Paz em um comunicado emitido hoje sobre os resultados da Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), celebrada em Doha (Qatar) em junho passado.

O texto, assinado pelo Cardeal Renato Martino e Dom Giampaolo Crepaldi, Presidente e Secretário respectivamente desse dicastério, lamenta que a reunião tenha concluído deixando em suspense as questões principais, um fato que contrasta com "a intensidade do compromisso demonstrado pelos negociadores e o pessoal da OMC, de concluir Doha com um acordo geral".

Embora o Pontifício Conselho reconheça a complexidade desse compromisso "devido à dificuldade objetiva de mediar entre tantos estados com interesses diferentes e expectativas", mas também as esperanças que encerra, pelas que manifesta sua avaliação.

Para a Santa Sé, o tema principal de Doha,"a igualdade nas relações comerciais", foi, e continua sendo, uma preocupação principal, e cita então as palavras de Paulo VI, que na Populorum progressio afirmava que "o comércio livre pode só pode ser chamado de justo quando obedece às exigências da justiça social".

O documento destaca a necessidade de retornar ao espírito que inspirou a Rodada de Doha de há cinco anos, quando se chegou a uma declaração conjunta "sobre o desenvolvimento e o alívio da pobreza e ao compromisso específico de melhorar a participação eficaz dos países menos desenvolvidos no sistema comercial multilateral".

"As semanas que os negociadores têm agora para alcançar um acordo de cara à conclusão positiva e eficaz da Rodada, são uma oportunidade única", observa o comunicado, manifestando a esperança de que a próxima reunião do G8 que se celebrará em São Petersburgo "desemboque nas decisões políticas necessárias para transformar os pontos técnicos em pontos operativos".

Para terminar, o texto precisa que "a urgência particular desta tarefa não se pode tomar levianamente, sobretudo tendo em conta as sérias repercussões das relações comerciais nos seres humanos e em sua dignidade. Por isso, nas negociações comerciais deve-se considerar sempre o impacto que estas provocam na família humana".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar