17 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Um sexto dos sacerdotes poloneses serve no estrangeiro

Cerca de quatro mil sacerdotes poloneses, quer dizer a sexta parte do total, trabalha e serve no estrangeiro, conforme informou o jornal "Gazeta Wyborcza".

O diário polonês assinala que a razão principal pela qual a maioria destes sacerdotes saiu da Polônia foi atender às populações polonesas que viviam em outros países, entretanto, significaram também um reforço ao trabalho ministerial dos sacerdotes locais onde a falta de vocações era grande.

Ao contrário de outros países da Europa ocidental, as ordenações sacerdotais na Polônia foram sempre numerosas, indicou a especialistas em assuntos eclesiásticos, Ewa Czaczkowska, do jornal "Rzeczpospolita".

Várias dioceses polonesas acolheram o chamado do Papa Bento XVI e enviaram sacerdotes às comunidades de poloneses no estrangeiro, fruto da recente onda de emigração para a Grã-Bretanha, Alemanha, França, Irlanda, Suécia e Noruega.

No ano passado foram 106 os sacerdotes enviados a servir no estrangeiro. O jornal "Gazeta Wyborcza" informa que este número provavelmente aumentará, posto que também o número de emigrantes aumentou até cinco vezes nos últimos anos, assim, hoje existem quase 60 mil poloneses em Dublin, a capital irlandesa.

Também na Escócia, desde sua inclusão na União Européia, vivem hoje em dia muitos cidadãos poloneses. Recentemente o Bispo de Aberdeen, Dom Peter Moran, visitou a arquidiocese de Cracóvia para pedir "reforços". O número de católicos em sua diocese dobrou, e em outras, até triplicou. Estes fiéis poloneses necessitam atenção espiritual, assinalou Dom Moran. A arquidiocese da Cracóvia não demorou em sua generosa resposta e são já seis os sacerdotes que partiram para terras escocesas para servir.

Os emigrantes poloneses procuram freqüentemente contato com sacerdotes de seu país natal. Embora saem em busca de melhores horizontes para suas vidas, também enfrentam "a dura realidade, sofrendo de depressão, pois nen sempre é fácil encontrar oportunidades de trabalho", indicou o porta-voz de imprensa da cúria arquidiocesana da Cracóvia, Robert Necek.

Para sair ao encontro das necessidades dos emigrantes, editaram-se na Polônia devocionários especiais, nos quais além das orações mais comuns, incluem-se algumas referentes à situação dos emigrantes, orações pelos desempregados, as noites em vigília, a família e a pátria.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar