7 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Se abre nova etapa evangelizadora para Igreja no Sudão

Um informe da União de Superiores Generais (USG) afirmou que um ano depois da assinatura do acordo de paz que terminou com 21 anos de guerra civil, a Igreja no Sudão, mesmo que ainda esteja vulnerável, vive uma nova etapa que lhe permitirá fortalecer a fé de seus membros.

Segundo a agência vaticana Fides, uma delegação da USG visitou o país a pedido dos bispos locais. O informe assinala que durante a guerra civil a Igreja "sofreu perseguições". Afirma que mesmo que "ainda esteja vulnerável", está "vivendo um momento de transição e de transformação" que permite passar de "uma Igreja defensiva a uma Igreja evangelizadora, com a paixão por Cristo e a paixão pela humanidade".

O informe também pede realizar uma profunda pesquisa sobre as condições da população e da Igreja no sul do Sudão para elaborar projetos solidários.

O texto destaca que o acordo de paz feito em janeiro de 2005 entre o Governo e o Exército-Movimento de Libertação do Povo do Sudão, estabelece entre outros pontos, a realização de um referendo no ano de 2011 para que a população decida seu próprio destino.

"Durante a guerra, a fé se difundiu rapidamente, sobretudo graças aos catequistas. Agora que chegou a paz, se adverte com força a necessidade de alimentar esta fé que segue sendo frágil", explica o texto.

O informe reconhece que a cristandade "no Sudão esteve sempre marcada tanto pelo sofrimento como pela fidelidade", pelo que "apesar das dificuldades a população é otimista com respeito ao futuro".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar