5 de fevereiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Presidente da conferência episcopal dos EUA pede renovação do controle de armas nucleares

O arcebispo de Oklahoma City, EUA, Paul S. Coakley prega em missa na catedral de Oklahoma City em 2021. | Arquidiocese de Oklahoma City

O arcebispo de Oklahoma City, EUA, Paul Coakley, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês), instou a formuladores de políticas a buscar negociações diplomáticas para manter as limitações do Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New START), que expira hoje (5).

O New START é o tratado entre os EUA e a Rússia assinado em 2010 pelo então presidente americano Barack Obama e pelo presidente russo Dmitry Medvedev. É o último de uma série de grandes pacto de controle de armas nucleares assinados pelos dois países que começou em 1991.

“Os perigos representados pelos conflitos atuais em todo o mundo, inclusive a guerra devastadora na Ucrânia, tornam o iminente vencimento do New START simplesmente inaceitável”, disse Coakley em comunicado na última terça-feira (3).

Ele instou formuladores de políticas a "buscarem corajosamente negociações diplomáticas" a fim de manter os limites do New START e abrir caminhos para o desarmamento.

“Exorto às pessoas de fé e a todos os homens e mulheres de boa vontade para que rezem fervorosamente para que nós, como comunidade internacional, possamos desenvolver a coragem de buscar uma paz autêntica, transformadora e duradoura”, disse Coakley.

“As divergências em matéria de política internacional, por mais sérias que sejam, não podem ser usadas como desculpas para impasses diplomáticos; pelo contrário, devem nos impulsionar a buscar com mais veemência um engajamento e um diálogo eficazes”.

“Que o Príncipe da Paz ilumine nossos corações e mentes para buscarmos a paz em todo o mundo num espírito de fraternidade universal”, disse ele.

 

Papa Leão XIV alerta sobre 'nova corrida armamentista global'

O papa Leão XIV também falou sobre a importância da renovação do tratado. Em seu discurso ao corpo diplomático este ano, o papa falou sobre “o importante seguimento a dar ao Tratado New START” e disse que “existe o perigo de que o sonho seja o da corrida a produzir novas armas cada vez mais sofisticadas, mesmo recorrendo à inteligência artificial”.

Ele falou  sobre o perigo de uma “nova corrida armamentista global” em discurso na audiência geral de ontem (4). Leão XIV instou os líderes mundiais a não permitirem que o acordo termine sem uma alternativa crível e eficaz.

“Amanhã o Tratado New START expira”, disse o papa, dizendo que o acordo ajudou a conter os arsenais nucleares e a fortalecer a segurança internacional. Ele pediu por “todos os esforços construtivos em prol do desarmamento e da confiança mútua”.

Leão XIV disse que o mundo deve abandonar “a lógica do medo e da desconfiança” e abraçar “uma ética compartilhada, capaz de orientar as escolhas para o bem comum e de fazer da paz um legado salvaguardado por todos”.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar