4 de fevereiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa alerta para risco de nova corrida armamentista com fim de tratado antinuclear

Papa Leão XIV em audiência geral na Aula Paulo VI, no Vaticano. | Daniel Ibañez/ EWTN News

O papa Leão XIV falou hoje (4) sobre o grave risco de uma "nova corrida armamentista" em nível global, um dia antes do vencimento do tratado Novo START, o principal acordo em vigor para a contenção de armas nucleares estratégicas entre os EUA e a Rússia.

O Strategic Arms Reduction Treaty (Tratado de redução de armas estratégicas) foi proposto pelo presidente dos EUA Ronald Reagan, que governou de 1981 a 1989. Sua primeira versão foi assinada em 1991 pelo presidente dos EUA George H. Bush e o presidente da União Soviética Mikhail Gorbatchev em 1991. Até 2001, as diferentes versões do tratado eliminaram 80% das armas nucleares de longo alcance dos EUA. A versão que expira amanhã, chamada New START, foi assinada pelo presidente americano Barack Obama e seu contraparte russo Dmitry Medvedev em 2010, levou ao descomissionamento de armas nucleares de menor alcance.

Depois da catequese na audiência geral de hoje, o papa exortou que esse instrumento não fosse deixado de lado sem que se buscasse "uma continuação concreta e efetiva" que permitisse a salvaguarda da paz e da segurança internacionais.

“Amanhã expira o Tratado New START, assinado em 2010 pelos presidentes dos EUA e da Federação Russa, que representou um passo significativo para conter a proliferação de armas nucleares”, disse ele.

Leão XIV reafirmou seu incentivo "a todos os esforços construtivos em prol do desarmamento e da confiança mútua" e lançou um apelo urgente para evitar seu desaparecimento sem alternativas viáveis.

O papa disse que a atual conjuntura internacional “exige que façamos esforços construtivos a favor do desarmamento e da confiança recíproca”. Diante dessa perspectiva, ele disse ser “mais urgente do que nunca” substituir “a lógica do medo e da desconfiança por uma ética compartilhada” por “uma ética compartilhada, capaz de orientar as escolhas para o bem comum e de fazer da paz um legado salvaguardado por todos”.

O Tratado Novo START foi assinado em 8 de abril de 2010 pelos então presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitry Medvedev.

 

O fim do Novo START, sem um quadro alternativo para substituí-lo, abre um cenário de crescente incerteza na comunidade internacional.

Oração pela Ucrânia

 

Leão XIV pediu hoje orações em apoio ao povo da Ucrânia, "duramente provado" pelas consequências dos bombardeios russos, que nos últimos dias atingiram novamente infraestruturas energéticas, agravando a situação humanitária em pleno inverno.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), milhões de ucranianos estão vivendo em temperaturas que chegam a -20°C, praticamente sem aquecimento ou água encanada devido à destruição de infraestruturas energéticas causada por intensos ataques aéreos russos. Cortes diários de energia são uma ameaça particularmente grave para crianças, idosos e pessoas vulneráveis.

Em seu discurso, o papa exortou os fiéis a não esquecerem o sofrimento dos “irmãos e irmãs da Ucrânia”, afetados por ataques que deixam grandes setores da população sem serviços básicos num contexto de frio intenso.

Ele disse ser grato por iniciativas de solidariedade promovidas por dioceses da Polônia e de outros países, que trabalham para ajudar a população ucraniana a suportar as difíceis condições atuais.

Concluindo sua mensagem, Leão XIV disse que amanhã (5), se celebra a festa de santa Ágata, mártir de Catânia, na atual Itália, cujo nome significa “boa”, fonte de toda bondade. “Deus é o nosso bem supremo”, disse o papa, desejando que todos sejam “bons”, ou seja, testemunhas fiéis do amor do Pai Celestial, que agracia os fiéis com dons e os chama a participar de Sua própria alegria.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar