13 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Casa ajuda fiéis a ‘se contagiar’ com o amor de Deus no Reino Unido

O cônego Simon Penhalagan, vigário episcopal para missões de Northampton, ao lado de membros da nova comunidade na Casa de Missão e Oração de Santa Elena. | Maria Heath

Uma nova e singular casa de missão e oração, inspirada pelo chamado a uma nova evangelização, foi inaugurada no Reino Unido, com o objetivo de permitir que fiéis "se apaixonem pelo amor de Deus".

A Casa de Missão e Oração Santa Helena, inaugurada no mês passado em Northampton, Inglaterra, foi criada para ajudar a Igreja a se tornar mais voltada para a missão.

Maria Heath, diretora de missão da diocese de Northampton, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que a Casa de Missão e Oração é "um sinal profético em nossos tempos".

“A Igreja precisa abraçar seu chamado à missão, e acredito que esta casa e outras como ela permitirão e inspirarão a Igreja a explorar novas maneiras de alcançar as pessoas com o Evangelho”, disse ela.

A nova casa é composta por uma pequena comunidade de mulheres jovens — Beth, Kacey e Marielle — com idades entre 20 e 40 anos. Como membros comprometidas com uma vida de oração e missão, elas trabalham ou estudam em tempo integral ou parcial, enquanto buscam maneiras de evangelizar.

“As pessoas que moram lá trabalham ou estudam, mas querem servir à Igreja de modo radical”, disse Heath. “O valor testemunhal da comunidade em nossos tempos é muito importante. As pessoas anseiam por conexão e propósito, e uma comunidade centrada na oração e na missão é como uma luz no alto da colina”.

Falando sobre o impacto da nova evangelização na formação da casa, Heath citou um de seus principais proponentes, o papa são João Paulo II.

“A evangelização precisa ser nova em seu método, fervor e expressão”, disse ela. “Acredito que criar comunidades como esta é uma das novas expressões que falam ao mundo neste momento”.

A Casa Santa Helena surgiu depois que Heath e sua equipe exploraram como novas comunidades e ordens religiosas poderiam se instalar na diocese de Northampton. Havia também a ideia de se estabelecer uma comunidade local.

“Às vezes você empurra portas e elas se fecham, outras vezes as portas continuam se abrindo, e foi isso que aconteceu quando começamos a explorar essa possibilidade”, disse Heath. “A ideia se tornou realidade e, 18 meses depois daquela conversa inicial, nasceu a Casa de Missão e Oração Santa Helena”.

Heath disse que se inspirou no livro Heart Fire, do evangelista católico alemão Johannes Hartl, no qual foi apresentada uma forte conexão entre a oração 24 horas por dia, sete dias por semana, e a missão.

Estabelecer a oração 24 horas por dia, sete dias por semana, será uma das prioridades na nova casa, com a adoração perpétua. "Embora essa seja uma nova expressão, não há nada de novo nos fundamentos: é a comunhão e a missão, que vemos ao longo dos séculos da Igreja", disse ela.

Falando sobre a visão para a casa, Heath sublinhou a importância de proporcionar um lugar para encontrar Cristo.

“A visão para a Casa de Missão e Oração Santa Helena é simples: ser um lugar de encontro, um encontro com Jesus enquanto oramos pelo mundo através da oração 24 horas por dia, sete dias por semana, e um lugar onde outros possam vir e encontrar Jesus.”

“A Igreja precisa tanto da dimensão hierárquica quanto da dimensão carismática e, se as dioceses quiserem responder ao chamado da Igreja para se tornarem orientadas para a missão, essas comunidades e movimentos, que são expressões dessa dimensão carismática, oferecem uma energia e um foco na missão que podem apoiar esse importante trabalho”, disse ela.

Beth, integrante da nova comunidade, também falou sobre a importância do encontro na nova casa, falando sobre sua esperança de que as pessoas tenham “um encontro profundo e verdadeiro” com Cristo.

“A esperança é que este seja um lugar onde uma comunidade possa ser formada, onde as pessoas possam se sentir acolhidas e realmente sentir o fogo do amor de Deus por elas”, disse ela à CNA.

Beth disse que viver na casa em comunidade permitirá que pessoas solteiras cresçam juntas na fé, falando sobre a importância de “estarem juntas, convidarem outras pessoas e acolherem as pessoas”. Ela disse: “Como pessoas solteiras, podemos sentir essa sensação de isolamento em nossa fé. Então, trata-se de mostrar às pessoas que você não está sozinho”.

A comunidade recebeu intencionalmente o nome de santa Elena Guerra, a “apóstola do Espírito Santo”, canonizada em outubro de 2024. No fim do século XIX, santa Helena exortou o papa Leão XIII a encorajar os fiéis a se abrir ao poder do Espírito Santo. Isso levou o papa Leão XIII a escrever a encíclica Divinum illud munus, sobre o Espírito Santo, a criar uma novena ao Espírito Santo e a consagrar o século XX ao Espírito Santo.

“A oração e a missão andam de mãos dadas, e era isso que santa Elena desejava ver na Igreja”, disse Heath.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

A iniciativa foi bem-recebida na diocese de Northampton, com membros do conselho diocesano, amigos e apoiadores, reunindo-se com membros da Missão Northampton para uma missa em 13 de dezembro do ano passado, marcando a inauguração da nova casa. A missa foi celebrada pelo vigário episcopal para a Missão, cônego Simon Penhalagan; com a concelebração do vigário-geral, cônego Michael Harrison, e do padre Jithu James.

Olhando para o futuro, Heath falou sobre sua esperança de que a casa "seja a primeira de muitas casas em nossa diocese — e além".

“Precisamos cooperar com a graça do Espírito Santo e encontrar novas maneiras de alcançar todas as pessoas”, disse ela. “Essa, em seu modo mais simples, é a missão da Igreja: fazer com que cada pessoa conheça a alegria de ser conhecida e amada por Deus, e a alegria de um relacionamento com Ele que satisfaça nossas necessidades e desejos mais profundos”.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar