9 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

‘Reze com o Papa’: Leão XIV propõe oração mensal pelos desafios do mundo

Imagem oficial da campanha Reze com o Papa para este mês. | Rede Mundial de Oração do Papa

 O papa Leão XIV convida os fiéis a rezar com ele pelos grandes desafios do mundo.

A iniciativa Reze com o Papa faz parte da Rede Mundial de Oração, que no pontificado do papa Francisco lançou o projeto conhecido como O Vídeo do Papa, através do qual os fiéis eram convidados mensalmente a unir-se em oração por uma intenção específica.

Dando continuidade a essa missão, a campanha não só exorta à oração, mas oferece uma oração específica de Leão XIV, que apresentará sua intenção mensal.

 

Transformando a vida de dentro para fora

Segundo o jesuíta Cristóbal Fones, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, que apresentou a iniciativa hoje (8) em Roma junto com Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, a iniciativa propõe "uma experiência interior compartilhada que aspira a transformar a vida a partir de dentro".

O foco dessa etapa, como disse o padre jesuíta, “será mais centrado no apoio a uma experiência espiritual, que muitas vezes se torna difícil em meio à nossa vida diária, tão agitada e cheia de ruído”.

 

“O papa está muito consciente disso e quer nos ajudar, convidando-nos a rezar juntos pelos outros”, disse ele. Segundo o padre Fones, a “atualização” da iniciativa decorre “da nossa profunda necessidade de desacelerar para alcançar maior profundidade nas nossas decisões e relacionamentos”.

Com um formato simples e acessível, Reze com o Papa visa permitir que qualquer pessoa, onde quer que esteja, se una à intenção de oração do papa, que neste ano de 2026 inicia com o convite para “aprender a rezar com a Palavra mais definitiva, que não é a nossa, tão cheia de promessas vazias, mas Jesus Cristo”.

No vídeo deste mês, o papa Leão XIV aparece lendo uma passagem da Bíblia, em silêncio diante do Senhor, e depois recitando uma breve oração:

“Senhor Jesus, Palavra viva do Pai, em Ti encontramos a luz que guia os nossos passos.

Sabemos que o coração humano vive inquieto, sedento de significado, e só o Teu Evangelho pode lhe dar repouso e plenitude.

Ensina-nos a ouvir-Te todos os dias nas Escrituras, a deixar-nos desafiar pela Tua voz e a discernir as nossas decisões a partir da proximidade do Teu Coração.

Que a Tua Palavra seja alimento em nosso cansaço, esperança em nossa escuridão e força em nossas comunidades.

Senhor, que a Palavra que nos torna filhos e irmãos, discípulos e missionários do teu Reino nunca falte em nossos lábios nem em nossos corações.

Fazei de nós uma Igreja que reza com a Palavra, que se edifica sobre ela e a partilha com alegria, para que em cada pessoa renasça a esperança de um mundo novo.

Que a nossa fé amadureça no nosso encontro contigo através da Tua Palavra, movendo-nos do coração a ir ao encontro de outros, a servir os mais vulneráveis, a perdoar, a construir pontes e a proclamar a vida. Amém”.

 

Combater a globalização da indiferença

Segundo o padre Fones, a intenção de janeiro será a base para as intenções do restante do ano, que terão crianças com doenças incuráveis, o fim da guerra, padres em crise, respeito à vida humana e famílias que vivem a ausência de mãe ou pai, entre outras.

O padre disse que a iniciativa busca "destacar questões importantes e decisivas para todos, abrindo nossos corações para realidades urgentes e transformando nosso ambiente para combater a globalização da indiferença".

A campanha pode ser acompanhada no site popesprayer.va em vários idiomas e pode ser ouvida em formato de áudio pela Rádio Vaticano e plataformas parceiras como Pray as You Go, RezandoVoy e Hallow. A Rede Mundial de Oração está presente em cerca de 90 países e alcança cerca de 22 milhões de pessoas.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar