Dec 19, 2025 / 12:34 pm
Guilherme Boulos, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, esteve ontem (18) com secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers na sede da conferência.
O deputado licenciado do PSOL de São Paulo levou seu assessor especial, Caio Moura. Também participaram do encontro o assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares, a representante da Comissão Episcopal Sociotransformadora da CNBB, a assessora Alessandra Miranda, a representante da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil), irmã Irene Lopes, e o representante da Rede Clamor, padre Marcelo Marostica.
Segundo o frei Jorge Luiz, Boulos foi conversar sobre temas e pautas mais sociais da conferência, disse a CNBB.
Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), foi nomeado ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro deste ano para reaproximar o governo petista dos movimentos sociais. O psolista, deputado federal São Paulo licenciado, é um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).
A assessora da Comissão Sociotransformadora, Alessandra Miranda, disse ao site da CNBB que a Campanha da Fraternidade 2026, cujo tema será Fraternidade e Moradia, foi um dos temas abordados no encontro com Boulos. “A moradia é a porta de entrada para todos os direitos”, disse a assessora.
Migrantes e refugiados, tráfico de pessoas e orçamento participativo do Governo Federal também estiveram na discussão.
Segundo a CNBB, a representante da Repam-Brasil, irmã Irene Lopes, apresentou a Boulos “um conjunto de pautas que surgiu a partir da escuta dos territórios amazônicos”. A religiosa disse que “o encontro ressaltou a importância da continuidade do diálogo institucional, reconhecendo a contribuição da Repam na articulação das vozes dos povos da Amazônia em favor da defesa da vida, dos direitos humanos e do cuidado com a Casa Comum”.
O tema das migrações foi abordado pela Rede Clamor, uma articulação eclesial, vinculada à CNBB, formada por organizações, pastorais, congregações religiosas e agentes que “atuam na promoção, defesa e acolhida de migrantes, refugiados e vítimas de tráfico de pessoas”.
O representante da Rede Clamor, padre Marcelo Marostica, contou ao site da conferência que apresentou ao ministro suas preocupações em relação à pauta migratória no Brasil, especialmente sobre a falta de participação da sociedade na elaboração do texto da Política Nacional sobre Migrantes e Apátridas publicada em decreto em outubro deste ano e de seu plano de trabalho.
No encontro, dom Ricardo Hoepers entregou a Boulos o texto-base da Campanha da Fraternidade 2026 sobre moradia, o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2026 e a exortação apostólica Dilexi Te, do papa Leão XIV, sobre o amor para com os pobres.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar