Dec 11, 2025 / 16:00 pm
O arcebispo de Nova Orleans, Louisiana, EUA, dom Gregory Aymond, anunciou a dispensa da missa dominical para imigrantes que temem a deportação, em meio à maior presença de agentes de imigração no Estado da Louisiana.
“Enquanto escrevo esta carta, nossos irmãos e irmãs imigrantes enfrentam medo e ansiedade reais em decorrência do aumento das ações de fiscalização da imigração”, escreveu Aymond numa carta datada de 8 de dezembro.
Aymond é o quinto bispo dos EUA a anunciar dispensas da missa dominical para imigrantes católicos. O bispo de Baton Rouge, Flórida, Michael Duca, concedeu a mesma dispensa em sua diocese no início desta semana. Bispos em San Bernardino, Califórnia; Nashville, Tennessee; e Charlotte, Carolina do Norte, também concederam dispensas este ano.
A decisão de Aymond ocorre em meio ao envio de 250 agentes da Patrulha da Fronteira dos EUA para a região, com planos de prender 5 mil pessoas nos Estados de Louisiana e Mississippi como parte da Operação Catahoula Crunch, do governo Trump .
“Fui informado de que muitas de nossas famílias fiéis optaram por não sair de casa por medo de serem abordadas por agentes de imigração”, disse Aymond. “Diante dessas circunstâncias, estou concedendo dispensa da obrigação de participar da missa para os católicos que, justificadamente, temem participar da missa por causa desse medo”.
Segundo ele, a dispensa permanece válida até que o indivíduo católico se senta seguro para voltar, ou até que seja revogada ou alterada.
“Encorajo aqueles que optarem por ficar em casa a se reunirem em família para orar e, talvez, participar virtualmente da celebração da Eucaristia, seja online ou pela televisão”, disse. “Por favor, continuem a orar por nossa comunidade e pela paz, enquanto aguardamos com esperança o momento em que vocês poderão se unir a nós na igreja e participar plenamente dos Sacramentos”.
Aymond enfatizou seu “apoio em oração” aos imigrantes “diante destes tempos difíceis”, convocando pessoas de fé a se unirem a ele em oração pelas famílias da comunidade imigrante, “para que trabalhemos por justiça verdadeira e um sistema que proteja e preserve a dignidade da pessoa humana e das famílias, independentemente de onde vivam ou de onde venham”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar