Dec 9, 2025 / 16:01 pm
“Acompanhamos com grande preocupação o crescimento alarmante da violência contra as mulheres, especialmente o feminicídio”, escreveu a pastoral presbiteral de Santarém em uma manifestação em defesa da vida e contra o feminicídio no sábado (6). Segundo a pastoral, o “Pará é um dos estados com maior número de mortes de mulheres no Brasil”.
“O que agrava ainda mais este cenário é o silêncio de muitos homens diante do feminicídio e de todas as formas de violência contra as mulheres”, disse a pastoral, recordando que “a maioria das lideranças” das comunidades da arquidiocese “são mulheres: catequistas, coordenadoras, membros das equipes de liturgia, agentes de pastoral, cristãs comprometidas com a missão da Igreja”.
Atualmente, cerca de duas mil denúncias de violência contra a mulher no Brasil são recebidas por dia no Ligue 180, segundo o Governo Federal. As queixas vão desde agressões menores até estupros, tentativas de violência física, violência política e violência patrimonial. Em 2024, foram registrados 1.492 casos de feminicídio e mais de 3,8 mil tentativas. Neste ano, já foram registradas 1.177 ocorrências. O Pará, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, teve uma redução de 12,28% nos casos de feminicídio em relação ao ano de 2023. Em 2024, foram registrados 50 casos no Estado.
“Recordemos a 8ª estação da Via-Sacra: ‘Jesus consola as mulheres de Jerusalém’. Hoje, Ele continua consolando as mulheres feridas pelo medo, pela ameaça e pela violência”, disse a pastoral, pedindo aos homens de Santarém: “Não podemos, portanto, permanecer calados. Quando os homens não se manifestam, acabam colaborando, ainda que indiretamente, para o sofrimento de tantas mulheres diante dessa chaga social”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar