5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Árvore de Natal do Vaticano deste ano é instalada na praça de São Pedro

Operários montam ontem (27) a árvore de Natal do Vaticano para este ano na praça de São Pedro, no Vaticano. | Vatican Media

Uma imponente árvore de Natal agora se ergue no centro da praça de São Pedro, depois da chegada do pinheiro ao Vaticano na manhã de ontem (27).

O abeto de 27 metros de altura, originário da província italiana de Bolzano, foi erguido ao lado do antigo obelisco egípcio que fica no centro da praça barroca do século XVII, projetada por Gian Lorenzo Bernini.

Este ano, os municípios de Lagundo e Ultimo, no norte da Itália, ofereceram a árvore de Natal ao Vaticano. A árvore foi colhida no vale alpino de Ultimo.

O bispo de Bolzano-Bressanone, Ivo Muser, disse ao site do Estado do Vaticano em 20 de outubro que a árvore reafirma o “vínculo espiritual e emocional” da igreja local com o papa.

“É um modo de dizer: Estamos contigo, papa Leão; queremos rezar contigo e partilhar contigo a alegria do Natal”, disse ele.

“Assim, a árvore torna-se uma embaixadora do nosso território, da nossa cultura e da nossa fé — um modo de trazer um pequeno pedaço da nossa Igreja local para o coração da Igreja universal”, disse Muser.

O presépio em grande escala do Vaticano — doado pela diocese italiana de Nocera Inferiore-Sarno — está atualmente em construção atrás de uma cerca na praça de São Pedro.

O tão aguardado presépio deste ano homenageará santo Afonso Maria de Ligório, cujos restos mortais repousam na diocese do sul da Itália. Na Itália, santo Afonso é famoso por ter composto a célebre canção natalina italiana Tu scendi dalle stelle (Tu desces das estrelas).

O bispo de Nocera Inferiore-Sarno, Giuseppe Giudice, disse que o projeto do presépio para o Vaticano, que envolveu um “longo período de preparação”, também destacará as tradições natalinas napolitanas locais. 

“Tenho o prazer de dizer que todos os que trabalham no projeto são da nossa maravilhosa região, e o presépio será rico em elementos típicos da nossa área local de Agro Nocerino-Sarnese”, disse ele ao site do Estado da Cidade do Vaticano em 24 de outubro.

Haverá uma cerimônia especial em 7 de dezembro, às 18h30, horário local, para apresentar a árvore de Natal e o presépio ao público. A exposição ficará aberta ao público até por volta de janeiro do ano que vem.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar