5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Milhares de fiéis participam do Círio de Nossa Senhora das Graças em Belém

Círio de Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci | Captura de vídeo

A 73ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças reuniu milhares de fiéis no domingo (23), em Icoaraci, distrito de Belém (PA). Foram cerca de três horas de procissão pelas ruas centrais do distrito, da orla do Cruzeiro até o santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

O Círio de Nossa Senhora das Graças, também conhecido como Círio de Icoaraci, é considerado pelos organizadores uma das maiores expressões de fé da região. Este ano, teve como tema “Virgem das Graças, sinal inabalável de Esperança”.

A programação começou com missa celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Júlio Endi Akamine, às 7h. Em seguida, os fiéis saíram em procissão, seguindo a berlinda com a imagem de Nossa Senhora das Graças e muitos segurando a corda que acompanha a imagem.

No trajeto, os devotos faziam suas orações, gestos de devoção e entoavam louvores.

“Nós, católicos, lembramos de Nossa Senhora como nossa mãe, medianeira de todas as graças. Ela intercede por nós junto a Jesus e isso vale para a gente como mãe de Deus e nossa mãe também”, disse ao site O Liberal o vendedor Cleverson Feitosa, integrante do Ministério Celebração, grupo responsável pelos cantos que acompanharam a procissão.

Para a fiscal de caixa Tatiane Silva, participar do Círio de Icoaraci “é uma tradição de família”. “A gente está aqui todos os anos, há mais de 30 anos”, disse a O Liberal, acrescentando que “é uma fé muito grande” e que “não tem como explicar”, porque é algo “que a gente sente”.

Na chegada ao santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, o arcebispo de Belém celebrou outra missa.

Para dom Júlio Akamine, “é sempre uma surpresa muito positiva ver a devoção à Nossa Senhora e a fé em Cristo”. “Convido todos, da amada Icoaraci, a fazerem como Nossa Senhora, acreditar, ter fé, esperança e solidariedade. Ela é bem-aventurada porque acreditou na Palavra do Senhor e colocou em prática. Acho que esta é a mensagem fundamental também para este Círio de Icoaraci”, disse.

História do Círio de Icoaraci

Segundo artigo publicado no site da arquidiocese de Belém, em 2018, a devoção a Nossa Senhora das Graças em Icoaraci “ganhou projeção a partir de 1949”, por causa de “um fato extraordinário”: “um quadro com a imagem de Nossa Senhora verteu lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, situada à Av. Conselheiro Furtado, entre 9 de janeiro e 3 de maio”. Este episódio teria se repetido várias vezes e atraiu muitos fiéis que chegavam em caravanas, vindos de diversas partes do interior do Estado. “Segundo testemunhas, até milagres aconteceram”.

Com o crescimento da devoção à Nossa Senhora das Graças, foi construída uma capela no local. Romarias começaram a ser feitas ao local e, em 1952, aconteceu o primeiro Círio, “bem ao estilo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré”.

Inicialmente, acontecia no segundo domingo de novembro. Anos depois, passou para o quarto domingo do mesmo mês, mais próximo ao dia da padroeira, 27 de novembro.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar