17 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Irmã Mary Michael, última das fundadoras da ordem de Madre Angélica, morre aos 94 anos

Irmã Mary Michael | Clarissas da Adoração Perpétua

A freira Mary Michael, da Congregação do Coração Eucarístico de Jesus, morreu na última segunda-feira (10) depois de cerca de 75 anos de vida religiosa. Ela tinha 94 anos.

A irmã Mary Michael foi a última das cinco freiras originais que, junto com a fundadora da EWTN, madre Angélica, iniciaram o mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos em Irondale, Alabama. O mosteiro agora fica em Hanceville, A EWTN continua em Irondale.

Nascida Evelyn Shinosky em 25 de fevereiro de 1931, filha de Joseph e Helen Shinosky, ela ingressou no mosteiro de Santa Clara em Canton, Ohio, em 15 de agosto de 1951, e recebeu o hábito e seu novo nome em maio do ano seguinte.

A irmã Mary Michael fez sua primeira profissão em 1º de maio de 1954 e sua profissão solene exatamente seis anos depois, em 1960. Logo depois de sua profissão solene, ela se uniu à madre Angélica numa viagem ao Estado do Alabama para ajudar a fundar o novo mosteiro.

A comunidade religiosa de Mary Michael dizia que ela era renomada por seu talento para confeitaria, culinária e costura. As freiras frequentemente buscavam o conselho dela quando surgia uma dificuldade insuperável na cozinha ou quando uma noviça estava num impasse ao confeccionar um novo hábito.

A freira serviu por vários mandatos como vigária e conselheira da comunidade. Com uma devoção especial aos Padres da Igreja, ela era uma fervorosa devota e leitora de santo Agostinho.

Devotada à oração até o fim da vida, a irmã Maria Miguel frequentou a missa até que suas forças físicas a impediram. Nos últimos dias de vida dela, era comum ver a freira adormecer na enfermaria do mosteiro com as mãos unidas em oração.

O padre Joseph Mary Wolfe, decano da capela e capelão da EWTN, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que a irmã Mary Michael "sempre irradiou um amor e uma alegria serenos e estava sempre pronta para usar suas habilidades de costura e culinária para levar alegria aos outros".

“Na verdade, ela e a irmã Gabriel fizeram os primeiros hábitos para os frades aqui em Irondale”, disse ele. O padre Wolfe disse que a irmã Mary Michael serviu “com amor e dedicação” à madre Angélica nos últimos anos de vida de Angélica, “muitas vezes em detrimento do seu próprio descanso”.

“Quando perguntei à irmã Michael sobre sua própria vocação, ela me disse que amava são Francisco de Assis, passar tempo em adoração ao Santíssimo Sacramento e que se sentia atraída pela vida contemplativa”, disse Wolfe.

“Ela não tinha certeza de onde poderia encontrar as três juntas, e foi ali mesmo, na comunidade das clarissas da Adoração Perpétua em Canton, Ohio, onde ingressou antes de se mudar com a madre Angélica para fundar o novo mosteiro”, disse o padre.

A morte da irmã Michael marca o fim de uma era na EWTN e no mosteiro — uma era que testemunhou tanto o lançamento da rede católica global quanto a expansão da comunidade religiosa para ter o santuário do Santíssimo Sacramento do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos.

Só alguns dias antes da morte dela, a irmã Mary Michael exortou os seguidores de Cristo a "continuarem fazendo o que estão fazendo para que possamos ser uma grande família no céu". Ela expressou gratidão pelas orações oferecidas a Deus em nome dela.

"Eu só quero que todos sejam católicos", disse a freira antes de morrer, "e que amem a Deus apaixonadamente".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar