Nov 12, 2025 / 15:45 pm
A arquidiocese de Maceió (AL) será consagrada a são Miguel Arcanjo no sábado (15). A cerimônia acontecerá na presença da imagem peregrina oficial de são Miguel, vinda de seu santuário no Monte Gargano, Itália, local de aparições do arcanjo desde os primeiros séculos do cristianismo.
Em seu site, a arquidiocese descreve a “consagração da Igreja Particular de Maceió à proteção do arcanjo São Miguel” como “um ato de graça e bênção, de fé e de devoção, de fortalecimento da comunidade e de renovação e compromisso dos fiéis”.
O pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, em Maceió, padre Tito Régis, disse ao site Tribuna Hoje que “a consagração é, antes de tudo, um ato de fé e entrega”.
“Quando a Arquidiocese se coloca sob a proteção de São Miguel Arcanjo, ela reafirma o seu desejo de permanecer fiel à missão da Igreja, combatendo o mal com o bem e renovando o compromisso com Deus. É uma entrega espiritual que toca toda a comunidade: sacerdotes, religiosos e leigos. É dizer, com São Miguel: Quem como Deus? — ninguém”, disse o sacerdote, que coordena a comissão organizadora da consagração.
O nome Miguel, de origem hebraica, significa “Quem como Deus?”
A imagem de são Miguel chegará à paróquia São Miguel Arcanjo no sábado, vinda da cidade de Marechal Deodoro. A programação começará às 19h e seguirá durante toda a noite e madrugada, até a manhã do domingo (16). “É um verdadeiro retiro coletivo, uma vigília de fé em que Maceió se colocará sob o manto do arcanjo”, disse o padre Tito.
Às 19h acontecerá uma carreata com a imagem peregrina da matriz de São Miguel Arcanjo em direção ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro Farol, onde haverá uma acolhida, seguida de louvor e oração. Às 21h30, haverá bênção dos sacramentais.
Às 22h, o arcebispo de Maceió, dom Carlos Alberto Breis, celebrará a missa e consagração da arquidiocese a São Miguel Arcanjo. Depois, haverá shows e pregação.
Às 3h15, acontecerá uma procissão eucarística, seguida pelo Santo Rosário com o Instituto Hesed, às 4h. A programação se encerra às 6h30.
A arquidiocese pede que os fiéis levem um quilo de alimento não perecível para doação e uma vela par a procissão eucarística. Também pede que sejam feitas as inscrições das caravanas nas redes sociais da arquidiocese de Maceió, Fundação João Paulo II e paróquia de São Miguel.
Peregrinação da imagem de são Miguel pelo Brasil
A imagem oficial de São Miguel foi abençoada na Gruta de São Miguel, no Monte Gargano, Itália, e trazida ao Brasil em 26 de julho pelo Instituto Hesed, cujo carisma é “propagar a devoção aos Santos Anjos e viver profundamente as Misericórdias do Senhor”.
O objetivo da peregrinação é consagrar as famílias e as dioceses do país à proteção de são Miguel. Desde que chegou ao país, a imagem já passou por Santa Bárbara d'Oeste (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Criciúma (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Miguel (SP), Camaçari (BA), Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Alagoinhas (BA), Belém (PA) e Tianguá (CE).
Depois de Maceió, irá ainda a Santo Amaro (SP), em 22 de novembro, e Caraguatatuba (SP), em 14 de dezembro.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar