5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Representante da CNBB critica governo brasileiro que sedia a COP mas permite explorar petróleo na foz do Amazonas

O secretário da articulação Igreja Rumo à COP 30, padre Dário Bossi. | Crédito: Vatican News.

O secretário da articulação Igreja Rumo à COP 30, padre Dário Bossi, missionário comboniano italiano que atua no Brasil há mais de 20 anos, criticou o governo brasileiro dizendo que a “grave contradição desta COP é que, a vinte dias do início dela, o país anfitrião licenciou a perfuração de poços de petróleo exatamente em frente ao local onde a COP acontecerá”.

Ele se refere à licença que o Ibama deu à Petrobras em outubro para perfurar poços de petróleo na Foz do Amazonas, região rica em biodiversidade, com presença de corais e áreas de mangue.

“É, de modo escancarado, uma contradição que boicota, de fato, a incidência e a seriedade com que o Brasil poderia conduzir este processo”, continuou o padre Dário, que é assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora e da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, na entrevista publicada por Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, em  8 de novembro.

“É muito grave isso: enfraquece demais o poder de acordo e também a autoridade moral que o Brasil tem”, continuou. “Isso nos preocupa bastante”.

COP30 é a 30º edição da Conferência das Partes signatárias do tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) para combate às mudanças climáticas que acontece em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro e reúne representantes de 194 países e da União Europeia.

O padre Dário não foi o único a criticar a contradição do governo brasileiro. Em evento paralelo da COP 30, na TED House em Belém (PA), especialistas e líderes indígenas criticaram a decisão do governo de autorizar a exploração de petróleo na foz do Amazonas. 

 “Se essa é a COP da verdade, como diz o presidente Lula, não faz sentido explorar petróleo na foz da Amazônia”, disse o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, segundo o site clickpetroleoegas.

No discurso de abertura da COP 30 na segunda-feira (10), o presidente Lula disse que “A COP30 será a COP da verdade”.

 “Conclamo os líderes mundiais a acelerar a ação climática. Precisamos de mapas do caminho para que a humanidade, de forma justa e planejada, supere a dependência dos combustíveis fósseis, pare e reverta o desmatamento e mobilize recursos para esses fins”, disse. “Avançar requer uma governança global mais robusta, capaz de assegurar que palavras se traduzam em ações”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar