17 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Morre dom João Wilk, bispo de Anápolis, aos 74 anos

Dom João Wilk, bispo de Anápolis (GO), morreu na tarde de hoje (11) aos 74 anos | Diocese de Anápolis

O bispo de Anápolis (GO), dom João Wilk morreu na tarde de hoje (11) aos 74 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca com complicações para múltiplos órgãos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Hospitalar Ânima, em Anápolis desde o dia 4 de novembro, mas “ainda no final de outubro ele havia sido internado e retornou para casa”, disse a diocese de Anápolis à ACI Digital. Dom João Wilk já tinha insuficiência cardíaca crônica e seu estado de saúde foi agravado desde abril, com o diagnóstico de uma limitação na função hepática.

O velório e as cerimônias fúnebres de dom João Wilk serão realizados na catedral Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. O velório inicia hoje, a partir de 22h. A primeira missa de corpo presente acontece às 00h, seguida de outras celebrações às 7h, 9h, 12h, 14h e 16h. A última missa ocorre amanhã (12), às 19h. Depois da celebração, o corpo do bispo será sepultado na cripta da catedral de Anápolis.

Dom João Wilk nasceu no dia 18 de setembro de 1951, em Seroczyn, na Polônia. Fez sua profissão religiosa na ordem dos Frades Menores Conventuais (Franciscanos) em 3 de outubro de 1974. Foi ordenado padre no dia 24 de junho de 1976, em Assis, na Itália.

Em 1981 foi enviado como missionário ao Brasil. Ele serviu nas paróquias Santo Antônio, na Cidade Ocidental (GO), São Marcos e São Lucas, em Ceilândia (DF). Também foi custódio provincial da Província São Maximiliano Kolbe, redator da revista Cavaleiro da Imaculada, entre 1990 a 1998. Foi reitor do Seminário Maior da Ordem em Brasília, entre 1986 a 1992. Além disso, foi guardião do convento Jardim da Imaculada; diretor das Edições Kolbe; diretor Nacional do movimento Milícia da Imaculada; professor de Teologia no Seminário Maior e no Curso de Teologia para leigos, em Brasília (DF) e Luziânia (GO).

Em 28 de janeiro de 1998, foi nomeado bispo de Formosa (GO), pelo papa são João Paulo II. Escolheu como lema episcopal Ut Amor ametur (Para que o Amor seja amado).  Em 09 de junho de 2004, foi nomeado bispo de Anápolis (GO), pelo papa são João Paulo II, tornando-se o terceiro bispo da diocese.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar