Nov 5, 2025 / 15:17 pm
O papa Leão XIV disse ontem (4) que os direitos espirituais de migrantes detidos devem ser considerados.
“Muitas pessoas que viveram por anos e anos, sem nunca causar problemas, foram profundamente afetadas pelo que está acontecendo agora”, disse ontem o papa, nos arredores de Castel Gandolfo, Itália. “Eu certamente convidaria as autoridades a permitirem que agentes pastorais atendam às necessidades dessas pessoas. Muitas vezes, elas estão separadas de suas famílias há muito tempo. Ninguém sabe o que está acontecendo, mas as necessidades espirituais delas devem ser atendidas”.
Católicos tentaram levar a Sagrada Comunhão a detidos no último sábado (1) num prédio da região metropolitana de Chicago que abriga pessoas presas em decorrência da repressão à imigração ilegal promovida pelo governo de Donald Trump. O bispo auxiliar de Chicago, José María García-Maldonado, e outros não foram admitidos, apesar de terem pedido acesso com semanas de antecedência e tentado seguir as diretrizes do Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Um juiz federal ouviu depoimentos ontem sobre as condições no prédio da unidade em Broadview, Illinois, operada pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês). Defensores dos direitos dos migrantes dizem que as condições são desumanas, com pessoas sendo mantidas na unidade de Broadview por dias, dormindo no chão, tendo seus medicamentos retidos e sem acesso a banho. O ICE não respondeu a um pedido de comentário.
O papa disse que a situação dos migrantes detidos merece atenção.
“Acho que, em primeiro lugar, o papel da Igreja é pregar o Evangelho”, disse Leão XIV. “E há alguns dias, ouvimos o Evangelho de Mateus, capítulo 25, que diz muito claramente que, no fim do mundo, Jesus vai perguntar a nós: Como vocês receberam o estrangeiro? Vocês o receberam e o acolheram ou não?”, disse o papa.
“É preciso uma profunda reflexão sobre o que está acontecendo” em relação aos migrantes detidos, disse Leão XIV.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar