5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Lages tem novo bispo

Monsenhor Gilson Meurer, nomeado bispo de Lages | Facebook Arquidiocese de Florianópolis

O papa Leão XIV aceitou o pedido de renúncia ao governo da diocese de Lages apresentado por dom Guilherme Werlang e nomeou para sucedê-lo monsenhor Gilson Meurer, do clero de Florianópolis (SC). Atualmente, mons. Meurer é reitor do Seminário de Teologia Convívio Emaús.

Monsenhor Gilson Meurer nasceu em 28 de setembro de 1973, em Florianópolis. Iniciou os estudos em Ciências Físicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas depois ingressou no seminário propedêutico da arquidiocese de Florianópolis. Estudos Filosofia na Fundação Educacional de Brusque e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina. Tem mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 2002. Em sue ministério presbiteral, atuou como formador assistente no Seminário Menor e Propedêutico de Brusque, em 2003 e 2004; vigário paroquial do santuário de Nossa Senhora de Azambuja em Brusque, nos mesmos anos; defensor de vínculo e promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis, de 2003 a 2005; colaborador na paróquia de Santa Maria Assunta in Cielo em Allumiere, na diocese de Civitavecchia, Itália, de 2009 a 2013; colaborador na paróquia de São João Batista e São Leonardo em Tarquinia, diocese de Civitavecchia, Itália, de 2014 a 2016; professor no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis, desde 2016, e no Seminário Propedêutico, desde 2020; pároco de Santa Cruz em São José (SC), em  2016 e 2017, e de Nossa Senhora da Glória em Florianópolis, de 2018 a 2021; membro do Conselho Presbiteral, desde 2023; e membro do Colégio de Consultores, desde 2024.

Em saudação ao bispo nomeado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desejou que “possa ecoar” na trajetória dele “o chamado renovado do Papa Leão à sinodalidade: ‘na Igreja, antes de qualquer diferença, somos chamados a caminhar juntos em busca de Deus, para nos revestirmos dos sentimentos de Cristo’”.

A CNBB também publicou um agradecimento a dom Guilherme Werlang, em que recordou o ministério dele nas dioceses de Ipameri (GO) e Lages. “Seu serviço à Conferência Episcopal, no Regional Centro-Oeste e em âmbito nacional, especialmente no âmbito da Ação Sociotransformadora, nos revelam ‘a corrente viva da Igreja que brota do Evangelho e fecunda cada momento histórico’ em sua opção pelos mais pobres”, disse.

Dom Guilherme Werlang nasceu em 5 de agosto de 1950, em São Sebastião, município de São Carlos (SC). Entrou no Seminário dos Missionários da Sagrada Família com 12 anos e meio, em Maravilho (SC). Estudou Filosofia na Universidade de Passo Fundo (RS), de 1972 a 1974, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, de 1976 a 1979. Foi ordenado padre em 2 e dezembro de 1979.

Em 19 de maio de 1999, foi nomeado bispo de Ipameri. Recebeu a ordenação episcopal em 17 de julho do mesmo ano. Em 7 de fevereiro de 2018, foi nomeado bispo de Lages.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar