Nov 4, 2025 / 13:21 pm
Uma imagem de Nossa Senhora de Luján foi destruída e uma capela incendiada na Argentina no fim de semana do halloween. Nossa Senhora de Luján é a maior devoção mariana da Argentina.
O padre Lucas Arguimbau, sacerdote do santuário de San Cayetano, em Buenos Aires, anunciou no domingo (2) que a capela foi alvo de um ato de vandalismo no fim de semana. A imagem de Nossa Senhora de Luján que estava ali foi destruída.
A capela fica numa área movimentada, perto de uma delegacia de polícia e é monitorada por câmeras de segurança. Um vizinho do santuário encontrou fragmentos da imagem destruída e os levou para o local.
Depois da missa das 11h de domingo, em memória dos fiéis defuntos, o pároco disse: “Um vizinho nos trouxe as mãozinhas da imagem de Nossa Senhora de Luján que alguém atacou na capela”, diz o site do jornal argentino La Nación.
A imagem da santa padroeira da Argentina ficava numa paróquia protegida por grades e vidro, e era um ponto de encontro da comunidade em datas especiais.
Depois da missa, o padre, acompanhado pelo pároco, um seminarista e alguns leigos da paróquia, dirigiu-se ao local do incidente. Lá, além dos cacos de vidro e da imagem destruída de Nossa Senhora, encontraram a estátua de são Caetano caída no chão. O crucifixo permanecia intacto.
Embora nenhuma queixa tivesse sido apresentada em ataques anteriores, desta vez o padre decidiu registrar uma agora.
O padre fez um simples ato de reparação no local: “Vamos pedir a Deus que abençoe este lugar novamente e rezamos especialmente por aqueles que vêm ao santuário, por aqueles que quebraram a imagem de Nossa Senhora. Pedimos que Ele nos abençoe, proteja nossa vizinhança e nos conceda paz em nossos corações, como são Caetano sempre fez, nos bons e nos maus momentos, semeando o bem”. Em seguida, o padre abençoou o local com água e os presentes rezaram a Ave Maria.
Incêndio numa capela
O ataque à paróquia não foi o único registrado na Argentina no fim de semana do Halloween, data importante para o satanismo. Na cidade de Pehuén-Có, no sul da província de Buenos Aires, a capela da Sagrada Família foi completamente destruída por um incêndio cuja causa está sendo investigada.
O padre Adán Caraballo, responsável pela comunidade do Sagrado Coração e pela capela da Sagrada Família de Pehuén-Co, disse ao jornal El Rosalenio que ainda estão avaliando o ocorrido, principalmente porque depois do incêndio encontraram pichações com a inscrição “666”, que identifica a Besta do livro do Apocalipse, entre outras.
“A igreja poderia ter pegado fogo em qualquer outra época do ano, e tudo isso aconteceu justamente nesse dia; as pichações também apareceram nesse dia”, disse Caraballo. “Claro, entendemos isso de uma perspectiva religiosa, como uma situação muito delicada que se tornou tão difundida e banalizada no mundo, algo que jamais deveria ser banalizado, como o Halloween e outras coisas do tipo”.
“As pessoas que tanto colaboraram na capela ao longo dos anos estão agora tristes por vê-la destruída”, lamentou o padre.
O padre destacou o apoio e a "incrível generosidade" daqueles que estão se apresentando com a intenção de ajudar a restaurar o local.
Ele disse também que o sacrário “estava intacto, Jesus estava intacto, a Eucaristia estava intacta”, o que o padre diz ser “um sinal milagroso”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar