Nov 4, 2025 / 09:51 am
O papa Leão XIV celebrou ontem (3) uma missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, em sufrágio da alma do papa Francisco, que morreu em abril, e dos 142 cardeais e bispos falecidos.
Na presença de membros da Cúria Romana e de centenas de fiéis, Leão XIV disse que sua primeira missa em memória dos cardeais e bispos mortos da Igreja tinha o “sabor da esperança cristã”, porque o ministério deles guiou muitos “no caminho do Evangelho”.
“Caríssimos, o amado papa Francisco e os irmãos cardeais e bispos pelos quais hoje oferecemos o Sacrifício eucarístico viveram, testemunharam e ensinaram essa nova esperança pascal”, disse Leão XIV em sua homilia ontem.
“O Senhor chamou-os e constituiu-os pastores na sua Igreja ”, disse ele. “Com o seu ministério, eles – para usar a linguagem do Livro de Daniel – conduziram muitos à justiça (cf. Dn 12, 3)”.
O papa disse que a orientação e ensinamentos deles ajudaram a transmitir a “sabedoria, justiça, santificação e redenção (cf. 1 Cor 1, 30)” de Cristo aos fiéis da Igreja espalhados por todo o mundo.
“Estamos tristes, certamente, quando uma pessoa querida nos deixa”, disse ele à congregação. “Como cristãos, somos chamados a carregar com Cristo o peso dessas cruzes”.
“Mas não estamos tristes como aqueles que não têm esperança, porque até a morte mais trágica não pode impedir o nosso Senhor de acolher nos seus braços a nossa alma e transformar o nosso corpo mortal, até o mais desfigurado, à imagem do Seu corpo glorioso (cf. Fl 3, 21)”, disse ele.
Confiando as almas do papa Francisco e dos bispos falecidos a Deus, Leão XIV rezou pela intercessão deles e por “encorajamento espiritual” para os cristãos “ainda peregrinos na terra”.
Usando o livro dos Salmos, Leão XIV, ao fim de sua homilia, rezou: “Confia no Senhor, que ainda o hei de louvar, Ele é a alegria do meu rosto. Ele é o meu Deus (cf. Sl 42, 6.12)”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar