7 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Dicastério da Doutrina da Fé fala sobre Nossa Senhora no próximo dia 4 de novembro

O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, cardeal Víctor Manuel Fernández, em coletiva de imprensa em 17 de maio de 2024 sobre o novo documento da Santa Sé sobre aparições marianas. | Rudolf Gehrig/EWTN News

O Dicastério para a Doutrina da Fé anunciou hoje (30) que vai publicar um documento em 4 de novembro sobre títulos de Nossa Senhora que falam sobre a “cooperação dela na obra da salvação”.

A contribuição de Nossa Senhora para a salvação da humanidade, especificamente o título de Co-Redemptrix (Corredentora), tem sido um ponto de debate teológico por décadas — com defensores pedindo que o papel de Nossa Senhora na redenção seja declarado dogma, enquanto críticos dizem que isso prejudica o ecumenismo e a aproximação com outras denominações cristãs ao exagerar a importância de Nossa Senhora.

O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Víctor Manuel Fernández, vai apresentar a nota doutrinal sobre o tema, intitulada Mater Populi Fidelis (Mãe Fiel do Povo), na Cúria Jesuíta em Roma.

Fernández disse a jornalistas em julho que o dicastério estava trabalhando num texto sobre “vários temas marianos”, mas não revelou mais detalhes sobre o conteúdo do texto.

O padre teólogo Matteo Armando, secretário do departamento de doutrina do dicastério, também fará um discurso na apresentação de 4 de novembro, junto com um consultor especialista do dicastério, o padre Maurizio Gronchi, que dá aula de Cristologia — doutrina da Igreja sobre a Pessoa, a natureza e o papel de Cristo — na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma.

Os papas recentes têm tido posições variadas sobre o uso do título "Corredentora" para Maria.

Em 2017, a Associação Mariana Internacional apresentou um pedido ao papa Francisco para o reconhecimento público do título de Nossa Senhora como "Corredentora com Jesus Redentor", uma das várias petições enviadas à Santa Sé no século passado.

Mas o papa argentino disse ter reservas sobre o título em mais de uma ocasião em seu pontificado.

Em sua audiência geral de 24 de março de 2021, Francisco disse que, embora os cristãos sempre tenham dado belos títulos a Nossa Senhora, é importante lembrar que Cristo é o Único Redentor e que Nossa Senhora nos foi confiada “como Mãe, não como deusa, não como corredentora”.

Em 2000, quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI disse que considerava o título "Corredentora" muito distante das Escrituras e que o título poderia causar mal-entendidos sobre o status de Cristo como Redentor — embora defensores da fórmula mariana acreditem que ele demonstrava maior abertura à devoção em seu pontificado, apesar de nunca ter usado o termo explicitamente.

O papa são João Paulo II, por sua vez, usou publicamente a palavra "Corredentora" pelo menos seis vezes em seu pontificado, renovando as esperanças de uma declaração iminente do dogma na década de 1990.

O título remonta ao século X, quando algumas ladainhas marianas tinham o título de Nossa Senhora como redentora, junto com o de seu Filho. O prefixo "co-" foi adicionado no século XV para esclarecer que Nossa Senhora não era a Redentora, mas sim alguém que cooperou de modo singular na obra da Redenção.

O termo “Corredentora” só recebeu reconhecimento do magistério da Igreja séculos mais tarde, em 1908, quando a Sagrada Congregação para os Ritos usou o termo num decreto que elevou a importância da festa das Sete Dores de Nossa Senhora.

Desde então, fez-se referência ao título diversas vezes na doutrina da Igreja, inclusive no Concílio Vaticano II, que acabou decidindo contra qualquer reconhecimento formal do título no documento Lumen gentium.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar