18 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

É um presente de Deus, diz mãe que costurou paramentos para a ordenação do próprio filho

Margareth costurando a casula para a ordenação sacerdotal de seu filho padre Isaac. | Crédito: Arquivo pessoal.

Margareth de Abreu, 56 anos, contou que viveu ontem (27) uma emoção muito grande ao ver o seu filho Isaac Nicolas de Abreu Soares ser ordenado sacerdote na arquidiocese de Fortaleza (CE). Membro da Comunidade Católica Shalom, o neo-sacerdote foi revestido com os paramentos litúrgicos costurados pela própria mãe, que também costurou as vestes de outros quatro padres da comunidade ordenados no mesmo dia.

“Fazer as vestes para a ordenação do meu filho é um presente de Deus na minha vida e na dele, uma emoção muito grande”, disse Margareth à ACI Digital. “Eu costuro há muito tempo, mas nunca imaginei que um dia eu ia fazer as roupas sacerdotais dele”.

Ela costurou a túnica, a casula e a estola para a ordenação e outras peças litúrgicas que ele usará em sua vida sacerdotal.

Margareth faz parte da Comunidade Católica Shalom e já costurava clérgima, túnica e batina para os membros da comunidade, mas nunca havia costurado casula.

Para aprender mais, ela foi convidada pelo setor de liturgia da comunidade a fazer um treinamento de costura de vestes litúrgicas e acabou aprendendo a fazer as outras peças. Logo depois, foi surpreendida com a missão de costurar as vestes para a ordenação sacerdotal do próprio filho.

“Eu vejo em tudo isso a providência de Deus, de ter sido convidada para fazer esse treinamento pelo setor de liturgia da Shalom”, contou. “Tudo se encaixou, porque Deus, quando quer, Ele já vem tecendo tudo bem antes até que se concretize”.

“Eu vejo isso como um grande presente de Deus na minha vida e na vida do Isaac”, contou a mãe, acrescentando que não tem palavras “para descrever o sentimento de ter um filho padre”.

“O sentimento principal é gratidão a Deus”, continuou. “Gratidão a Deus pela bondade d’Ele, pela eleição, pelo cuidado, por preservar também o Isaac desde toda a juventude, porque ele ingressou com 17 anos e eu vi aí Deus preservando-o de muita coisa que o mundo oferece”.

Quando as pessoas lhe perguntam como é ter um filho padre, ela responde que “acima de tudo, é bondade de Deus”, disse. “Não é mérito nosso, é bondade de Deus, e uma decisão deles”.

Apesar da correria de costurar as vestes não só do filho, mas também dos outros três padres da Shalom, Margareth conta que cada fio foi costurado em oração, conversando com Deus, agradecendo por essa graça

“Eu fiz tudo com muito amor e carinho por causa do peso litúrgico, pela graça de fazer peças que vão servir a Deus no altar”, disse.

“Outro dia, quando levei o manustérgio para bordar, eu estava pensando assim, meu Deus, quando eu chegar diante de Deus vou apresentar o manustérgio e dizer para ele: fui eu que fiz”, brincou.

“É engraçado, mas me emociona muito e mexe muito comigo”, concluiu.

O padre Isaac foi ordenado junto com outros quatro padres da Shalom e 11 padres da arquidiocese de Fortaleza. O lema sacerdotal dele é “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. (Mt 11,29)”. A primeira missa será celebrada em 1º de novembro às 18h, na Shalom da Paz (Aldeota).

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar