Oct 14, 2025 / 13:42 pm
O cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da basílica de São Pedro e vigário-geral do papa para a cidade do Vaticano, fez ontem (13) um rito penitencial de reparação no altar principal da basílica devido a um grave ato de profanação na última sexta-feira (10).
Depois de uma procissão penitencial que começou, o cardeal Gambetti aspergiu água benta no altar e o incensou para purificá-lo.
O rito, assistido por membros do capítulo da basílica de São Pedro, enfatizou o "perdão" pela profanação, disse o padre Enzo Fortunato, diretor de comunicações da basílica de São Pedro, à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI.
Na última sexta-feira, um homem cuja identidade não foi revelada foi preso por seguranças depois de subir no Altar da Confissão, que fica sob o baldaquino de Bernini, e urinar nele, enquanto turistas atônitos assistiam.
O papa Leão XIV disse que ficou consternado ao saber do ocorrido e pediu ao cardeal Gambetti para fazer um ato de reparação para restaurar a santidade do local e pedir perdão pelo ocorrido.
Esse é o segundo caso de profanação na basílica de São Pedro em menos de um ano. Em fevereiro, um homem danificou gravemente parte do altar-mor, quebrando vários candelabros, e em junho de 2023, um polonês se despiu no mesmo local como forma de protesto contra a guerra na Ucrânia.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar