5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Incêndio destrói mosteiro onde são Carlo Acutis fez primeira comunhão

Mosteiro de Bernaga, onde são Carlo Acutis recebeu sua Primeira Comunhão, depois de incêndio que atingiu o mosteiro no último sábado (11). | Chiesa di Milano

Um incêndio destruiu quase completamente o mosteiro de Bernaga, em Perego, Itália, onde são Carlo Acutis fez a primeira comunhão em 16 de junho de 1988. O desastre ocorreu por volta das 19h30 do último sábado (11), véspera da festa litúrgica do santo adolescente.

As 21 freiras que estavam no mosteiro no momento do incêndio estão seguras. Elas assistiam à televisão, acompanhando a vigília pela paz na praça de São Pedro, no Vaticano, com o papa Leão XIV.

“As freiras ambrosianas romanas da ordem de Santo Ambrósio de Nemus estão todas ilesas”, disse o arcebispo de Milão, Mario Delpini. “Ninguém ficou ferido!”

O arcebispo enfatizou o "grande alívio" que sentiu depois da tragédia, que, segundo ele, viu "chamas impressionantes engolirem o antigo mosteiro, restaurado em 1963 como sede da nova fundação romana".

Chiesa di Milano, meio de comunicação da arquidiocese de Milão, disse que o incêndio "implacável" destruiu documentos, sinais de devoção e os poucos pertences pessoais com os quais as freiras viviam. Nove equipes de bombeiros responderam ao chamado.

Quanto ao seu patrimônio artístico, o mosteiro não tinha afrescos nem capelas decoradas, mas algumas pinturas antigas foram salvas pelas freiras, junto com obras deixadas pelo arcebispo Pasquale Macchi, secretário do papa são Paulo VI, e as relíquias de são Carlo Acutis, segundo a diocese ambrosiana, como é chamada a Igreja em Milão.

 

 

“Nesse desastre, quero expressar a solidariedade de toda a Igreja ambrosiana, minha proximidade e minhas orações”, disse Delpini. “Sei que as freiras continuarão rezando e que a confiança em Deus será o encorajamento mais necessário. São Paulo VI, que encorajou a madre Cândida na fundação; são Carlo Acutis, que recebeu sua Primeira Comunhão no mosteiro ainda muito jovem; madre Cândida e as outras irmãzinhas sepultadas no cemitério interno do mosteiro certamente permanecem próximas das freiras”.

"E neste momento de medo e dor, de precariedade e incerteza sobre o futuro, as freiras podem ter a certeza da proximidade, da solidariedade e do apoio dos muitos amigos de Bernaga e de todos nós", concluiu o arcebispo.

As freiras romitas ambrosianas são uma comunidade religiosa de clausura feminina fundada em 1474. O mosteiro também tem origens antigas, tendo sido construído em 1628.

“Ainda não sabemos o que realmente provocou o incêndio, e provavelmente nunca saberemos, visto que quase tudo foi destruído”, disse o padre Emanuele Colombo a Chiesa di Milano. “Graças a Deus, as freiras ligaram rapidamente para os serviços de emergência e estavam sãs em poucos minutos… Infelizmente, quando os bombeiros chegaram, o mosteiro já estava completamente tomado pelas chamas”.

Consagrados da arquidiocese de Milão também enviaram sua mensagem de solidariedade às freiras: “Caríssimas irmãs romitas ambrosianas de Bernaga: toda a vida consagrada da arquidiocese de Milão — masculina e feminina — expressa sua solidariedade depois do grave incêndio que atingiu seu histórico mosteiro de Bernaga, no município de La Valletta Brianza”.

"Esse acontecimento inesperado e doloroso ocorreu logo depois do Jubileu da Vida Consagrada e na véspera da memória litúrgica de são Carlo Acutis, que recebeu sua Primeira Comunhão na igreja do seu mosteiro”, diz a carta. “Que o exemplo da sua fé e as orações de muitos o sustentem, dando-lhe conforto e esperança".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar