Oct 13, 2025 / 11:43 am
O papa Leão XIV recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela primeira vez hoje (13) em audiência privada no Palácio Apostólico do Vaticano. A conversa entre Leão XIV e Lula durou 30 minutos, segundo o Planalto.
“Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Lula estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira, dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias ( Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) e da presidente da Embrapa Silvia Massruhá.
“Relatei ao papa minha relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler”, escreveu Lula. “E o quanto foi importante para minha formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base”.
Ainda em sua conversa com Leão XIV, o presidente do Brasil disse que o parabenizou por sua primeira “Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”.
“Precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, disse Lula ao papa, segundo sua postagem.
“Falei ao papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
Lula participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) hoje, às 14h (horário de Brasília).
COP30
Lula disse que “considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia”, convidou o papa Leão XIV para a 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30) das Nações Unidas que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará de 10 a 21 de novembro. O papa disse “que não poderá participar”, por conta do Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025, “mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, disse o presidente.
Lula disse que ele e sua delegação ficaram “muito felizes em saber” que Leão XIV “pretende visitar o Brasil no momento oportuno”.
“Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, disse Lula destacando: “Ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar