Oct 7, 2025 / 13:46 pm
Cerca de 700 mil romeiros participaram da Festa de São Francisco das Chagas, no santuário de Canindé (CE), entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, dia de são Francisco de Assis. Ele foi o primeiro santo a receber, em 1224, no Monte Alverne, na Itália, os estigmas, que são as marcas das chagas de Cristo crucificado celebradas no título são Francisco das Chagas.
O tema da festa deste ano foi baseado nos ensinamentos do papa Francisco, morto em abril deste ano, sobre ecologia e preservação do meio ambiente: “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”.
Segundo o frei Gilmar Nascimento, OFM, reitor do santuário, “a Festa de São Francisco nesse ano, com a participação muito grande dos irmãos, trouxe essa temática e nós estamos nessa expectativa de que verdadeiramente as pessoas possam assumir essa mudança de mentalidade. Nós trazemos São Francisco como esse sinal de esperança no cuidado de toda a criação”.
A festa teve missas, novenário, confissões, procissões, atividades culturais e ações missionárias. Muitos romeiros costumam ir vestidos com o hábito franciscano marrom em sinal de devoção e para pagar promessas.
A procissão com a imagem de são Francisco das Chagas no sábado (4) percorreu as ruas de Canindé com os romeiros cantando: “Que santo milagroso, que santo milagroso, São Francisco é de fato um santo milagroso”.
A romaria atrai fiéis de todo o Nordeste. Luis Henrique Rodrigues, de Floriano (PI), viajou cerca de 700 km para participar da festa pela 16ª vez. Ele contou que aprendeu a devoção com a avó e desde então vai a Canindé todos os anos “agradecer a são Francisco pelas intercessões, pois é meu santo de devoção”.
Um romeiro idoso contou que desde os 12 anos participa da festa de são Francisco em Canindé. “A gente se apega a Francisco com fé e tudo dá certo”, disse. Ele disse que já recebeu muitas graças por intercessão do santo. Contou que há 30 anos teve um aneurisma cerebral e que um dos melhores médicos do Piauí reuniu sua família e disse para se prepararem pois ele tinha só 5% de chance de sobreviver à cirurgia.
“Eu não tinha medo de morrer”, contou ele. “Pensava que se for chamado por Ti, eu vou sem medo, mas graças a Deus estou aqui, não tomo nenhum comprimido nem nada, já faz 30 anos que fiz essa cirurgia”. “Eu creio que foi um milagre, todo mundo fala que foi um milagre, eu me entreguei a Francisco e pedi a ele que rogasse a Deus por mim”.
Maria do Carmo Araújo, de Campo Maior (PI), também participou da festa. “Estou em Canindé muito satisfeita de ter alcançado todas as graças que pedi a são Francisco”, disse ela. “Essa fé não acaba nunca, mas é nunca mesmo porque eu amo São Francisco e estou aqui no Canindé esse ano e tenho muita fé em Deus e em São Francisco”, concluiu.
A Festa de São Francisco das Chagas é, segundo o santuário, a maior romaria franciscana das Américas.
“Essa romaria cresceu de tal maneira que, de fato, se tornou a maior das Américas”, disse à ACI Digital em 2024 o reitor do santuário. “Depois de Assis, vem Canindé, pelo número de pessoas, pela expressão e, sobretudo, por algo tão próprio daqui de Canindé que é justamente o povo simples, um povo mais pobre que vem a Canindé”.
Os franciscanos tiveram um papel importante na colonização do Ceará e propagaram na região a devoção às chagas de são Francisco. A primeira igreja dedicada a são Francisco na região do sertão data de 1796 e foi construída por um terciário, membro da Ordem Terceira de São Francisco. Essa igreja ficou sob os cuidados do clero diocesano até que foi assumida por uma comunidade de frades capuchinhos em 1898. Eles fizeram uma grande reforma. Em 1925 foi elevada à categoria de basílica menor pela Santa Sé. Nas romarias de São Francisco das Chagas é comum que os romeiros cheguem vestidos com o hábito franciscano marrom.
No final da festa no sábado (4) o reitor anunciou que no próximo ano a festa será de 7 a 17 de outubro. Por causa do calendário nacional das eleições presidenciais, a festa não acontecerá em seu período tradicional, sendo transferida excepcionalmente para a nova data.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar