Sep 24, 2025 / 14:43 pm
Num de seus atos finais como bispo de Monterey, Califórnia, EUA, Daniel Garcia emitiu uma carta encerrando a missa tradicional em latim na diocese "para fortalecer nossa unidade com a Igreja universal" e "para apoiar o objetivo [do papa Francisco] de caminhar em direção a uma maior unidade no rito romano pós-conciliar".
Garcia enviou a carta à Comunidade da Missa em Latim, na igreja do Sagrado Coração em Hollister, Califórnia, em 14 de setembro, quatro dias antes de ser empossado como novo bispo de Austin, Texas, EUA.
Na carta, Garcia expressou sua preocupação de que o padre Stephen Akers, pároco do Sagrado Coração, seja “capaz de dar toda a sua atenção a toda a paróquia, em vez de gastar seu tempo limitado com um pequeno grupo de indivíduos que não estão adorando conforme o rito ordinário (e único) da Igreja latina”, já que o número daqueles que participam da missa “pré-conciliar” é “muito pequeno”.
Garcia citou o motu proprio Traditionis custodes do papa Francisco, assim como a Carta aos Bispos do Mundo Inteiro que o acompanhava, que abordava “a rara situação” da Igreja “ter duas liturgias celebradas no mesmo rito latino”.
Garcia disse que a Igreja está “nos levando a uma maior unidade no culto”, dizendo que o papa são Paulo VI havia “declarado o novo rito uma expressão da unidade da Igreja”, conforme refletido pela unanimidade dos padres do Concílio [Vaticano II], assim como pelos documentos pós-conciliares.
Ele ordenou que Akers parasse de celebrar a missa tradicional em latim depois de 13 de outubro na Igreja do Sagrado Coração.
O bispo disse que tomou essa decisão depois de consultar o chanceler, diácono David Ford, e Cecilia Brennan, diretora do tribunal, que visitou a comunidade da missa em latim em Hollister nos últimos meses.
Ele advertiu a comunidade da missa em latim a “se unir à paróquia… enquanto se reúnem ao redor da mesa do Senhor celebrando o rico sacrifício eucarístico, a cada domingo, que tem sido um grande fruto do Concílio”, a fim de “construir a unidade sobre a qual o papa Leão XIV falou na missa que celebrou no início de seu pontificado”, que convocou a Igreja a se tornar “um fermento de harmonia para a humanidade”.
Garcia foi nomeado bispo de Austin, Texas, em 2 de julho e empossado em 18 de setembro.
O bispo Slawomir Szkredka foi nomeado administrador apostólico da diocese de Monterey em 19 de setembro.
No início deste ano, a Santa Sé concedeu a uma paróquia no Texas uma isenção das restrições à missa tradicional em latim impostas pela Traditionis custodes .
A isenção, solicitada pelo bispo Michael Sis em 6 de fevereiro, foi concedida à paróquia de Santa Margarida da Escócia, na diocese de San Angelo, Texas.
Nenhuma outra isenção desse tipo foi relatada pelo papa Leão XIV desde o início de seu pontificado.
Akers, pároco da Igreja do Sagrado Coração, não quis comentar sobre isso.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar