5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV envia mensagem a exorcistas reunidos em Roma

A 15ª Convenção Internacional da Associação Internacional de Exorcistas (AIE) ocorreu em Roma de 15 a 20 de setembro. | Associação Internacional de Exorcistas (AIE)

O papa Leão XIV enviou uma mensagem aos cerca de 300 padres exorcistas que se reuniram de 15 a 20 de setembro para o 15º Congresso Internacional da Associação Internacional de Exorcistas (AIE) na casa de espiritualidade Fraterna Domus em Sacrofano, perto de Roma.

O papa expressou seu apreço pelos sacerdotes que se dedicam ao "delicado e necessário ministério do exorcismo" e os exortou a vivê-lo "tanto como um ministério de libertação quanto de consolação".

Numa mensagem assinada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, ele também pediu aos sacerdotes que deem apoio espiritual aos fiéis sofredores.

Vitória sobre satanás

O papa enfatizou a necessidade de “apoiar os fiéis verdadeiramente possuídos pelo mal com a oração e a invocação da presença efetiva de Cristo, para que, por meio do sacramento do exorcismo, o Senhor conceda a vitória sobre satanás”.

As palavras do papa foram lidas na abertura do evento realizado a cada dois anos pelo padre Francesco Bamonte, vice-presidente da AIE e moderador do congresso.

Nas apresentações, o sacerdote Karel Orlita, presidente da AIE e exorcista da diocese de Brno, República Tcheca, destacou a beleza da comunhão eclesial na qual esse ministério, firmemente enraizado no Evangelho, está inserido. Ele enfatizou a importância da formação contínua que a associação promove na Itália e no exterior.

Ele falou também sobre a aprovação oficial do novo Estatuto da AIE pelo Dicastério para o Clero em 25 de março deste ano como um sinal de apoio à missão da associação, que recentemente ultrapassou mil membros.

No congresso, foram abordados temas de grande relevância teológica e prática, segundo os organizadores num comunicado à imprensa.

Em seu discurso, o subsecretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Aurelio García Macías, apresentou uma revisão do rito dos exorcismos, com tipos de ação diabólica extraordinária, o papel do exorcista, a riqueza dos sinais e a correção de erros, sempre enfatizando a centralidade de Cristo no rito.

O cardeal Arthur Roche, prefeito do mesmo Dicastério, também rezou a missa inaugural do congresso, destacando o apoio da Igreja aos fiéis que sofrem por causa das ações do demônio.

O padre Gabriele Amorth, fundador e primeiro presidente do AIE e autor de vários livros de sucesso, foi lembrado, nove anos depois de sua morte.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar