Sep 18, 2025 / 15:47 pm
Para despertar vocações sacerdotais em Santa Catarina, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou o projeto vocacional “Padres para Igreja em Santa Catarina”. O projeto visa “promover uma pastoral que desperte nos jovens a abertura para se perguntarem sobre a própria vocação e para que considerem o sacerdócio ministerial como um caminho possível, belo e fecundo, capaz de conduzir à plena realização de suas vidas e ao serviço generoso à Igreja e à sociedade”, disse a equipe do Regional Sul 4 da CNBB, encarregada do projeto, à ACI Digital.
O Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina, segundo a equipe responsável pelo projeto, “existe por conta de uma necessidade urgente e real, pois o tempo é agora”. Ele foi lançado no mês passado em todas as dez dioceses e arquidioceses do Regional Sul 4 depois de mais de um ano de preparação, planejamento e articulação.
O projeto “é um chamado à Igreja em Santa Catarina para abrir os olhos e o coração à vocação presbiteral e, acima de tudo, é um convite”, segundo a equipe responsável pelo projeto. “Se Deus te chama, ouse responder. Se conheces alguém chamado, ajuda-o a caminhar. Se amas a Igreja, reza pelas vocações. Pois um projeto só se torna realidade quando muitos sonham juntos”.
Santa Catarina, segundo a equipe do projeto, “é um dos Estados do Brasil que mais cresce em termos populacionais”, e “na mesma proporção, aumentam as demandas e exigências pastorais”.
“Cada diocese possui suas próprias realidades eclesiais, mas temos a certeza de que precisamos de mais colaboradores que queiram se doar pelo Evangelho para os nossos presbitérios”, relatou a equipe responsável pelo projeto. “Porém, sabemos que a vocação nasce de um chamado divino, discernido e confirmado pela Igreja. Nossa intenção não é, de modo algum, aceitar indiscriminadamente qualquer candidato, mas cultivar uma autêntica cultura vocacional, que seja terreno fértil para o discernimento sério, humano e espiritual. Queremos criar um ambiente onde os jovens possam ouvir a voz de Deus, amadurecer na fé e, se for a vontade divina, entregar-se generosamente ao serviço do povo de Deus no ministério presbiteral”.
“Sonhamos com o dia em que não será mais preciso falar em “urgência vocacional”, porque as sementes lançadas terão germinado e transformado a realidade do nosso Regional Sul 4. Mas, até lá, seguimos construindo, acompanhando, incentivando”, disse a equipe do Regional destacando que esse projeto “não é um evento passageiro, nem uma resposta fria a estatísticas preocupantes”, mas “é uma chama acesa a partir do Ano Jubilar de 2025, um locus onde a esperança se torna ação concreta”.
A equipe do Regional Sul 4 da CNBB ainda destacou que esse projeto “não é apenas sobre planejamento e estruturas”, mas “é, sobretudo, uma projeção”, assim “como no cinema, onde a luz atravessa a lente e faz surgir histórias na tela”.
“Queremos projetar para o mundo a beleza do chamado sacerdotal”, enfatizou a equipe responsável pelo projeto. “Mostrar que ser padre é muito mais do que um serviço: é uma entrega que dá sentido à vida, é um ministério que transforma, é um amor que se derrama pelos irmãos e irmãs. Queremos que os jovens enxerguem suas vidas iluminados por essa luz e, ao se sentirem tocados por ela, tenham a coragem de perguntar: “e se Deus também me chamar?”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar