Sep 16, 2025 / 10:25 am
O papa Leão XIV recebeu a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) no Vaticano ontem (15).
Este encontro faz parte da visita apostólica que os bispos latino-americanos fizeram aos diversos dicastérios e dependências da Santa Sé.
O arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente do CELAM, disse que durante o encontro puderam "compartilhar as iniciativas que estamos desenvolvendo e nossos desafios".
Para os bispos, a audiência com o papa Leão XIV foi "uma oportunidade" que confirma "a atitude positiva da organização, sempre ligada à corresponsabilidade na missão".
Segundo o CELAM, em comunicado, foi uma ocasião que também "serviu para expressar gratidão ao Santo Padre" e felicitá-lo por seu 70º aniversário, celebrado em 14 de setembro.
Também participaram da audiência o arcebispo de Maracaibo, Venezuela, José Luis Azuaje Ayala, vice-presidente do CELAM; o arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, segundo vice-presidente; o bispo de San Pedro de Macorís, República Dominicana, Santiago Rodríguez Rodríguez; o bispo auxiliar de Cusco, Peru, Lizardo Herrera, secretário-geral do Celam; e o reverendo Eric Iván García, secretário-geral adjunto.
O bispo Lizardo Estrada disse que foi "um momento de familiaridade" e que o papa os recebeu com "grande calor e proximidade", principalmente porque "ele tem uma alma latino-americana".
Como ocorre a cada dois anos, a presidência do CELAM apresentou ao papa o relatório sobre a Igreja na América Latina, que inclui sua coordenação com os episcopados, os encontros regionais realizados no início deste ano e as realidades sociopolíticas que afetam os países da região.
Eles também apresentaram os resultados do trabalho que os bispos da América Latina estão fazendo em preparação para a cúpula da ONU COP 30 sobre mudanças climáticas, que acontecerá em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro.
A presidência do Celam também mostrou ao papa uma prévia do processo sinodal na região, com base nas conclusões que emergiram do Documento Final do Sínodo, concluído em outubro do ano passado.
O Celam "instituiu um comitê de liderança continental que, a partir de várias esferas, promove a recepção do sínodo como um diálogo no espírito, o processo com as Conferências Episcopais na formação de equipes nacionais", diz o comunicado
Eles informaram que foi lançado um "ecossistema" de formação em sinodalidade, sob o nome Together-juntos-insieme, onde diversas entidades eclesiais promovem a preparação de paróquias, comunidades e instituições.
Ao final do encontro, o papa Leão XIV exortou os bispos a "continuarem trabalhando juntos, a promover o trabalho em rede e a acompanhar os episcopados".
Ele convidou os membros do CELAM a continuar promovendo a renovação da Igreja por meio de seu papel profético e missionário, como "sempre fez ao longo de seus 70 anos", para saber ler os sinais dos tempos.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar