19 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Perito em Nossa Senhora de Guadalupe agradece convite de Leão XIV

Encontro do papa Leão XIV com participantes do 26º Congresso Mariológico Internacional, em 6 de setembro, na Aula Paulo VI, no Vaticano. | Cortesia do padre Eduardo Chávez.

O padre Eduardo Chávez, diretor do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos (ISEG) e um dos maiores especialistas nas aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, agradeceu o convite do papa Leão XIV para participar de um recente congresso mariológico em Roma.

O padre Chávez e o médico David Ricardo Ojeda Correa, diretor do Campus Mérida do ISEG, participaram do 26º Congresso Mariológico Mariano Internacional, realizado em Roma de 3 a 6 de setembro.

“O papa Leão XIV convidou o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos a participar do 26º Congresso Mariológico Mariano Internacional, por meio da Pontifícia Academia Mariana Internacional e da Pontifícia Comissão para a América Latina”, disse ontem (11) o padre Chávez à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. “É realmente uma grande honra poder manifestar a evangelização perfeitamente inculturada que a Bem-Aventurada Virgem de Guadalupe fez e continua realizando, agora por meio da Santa Sé, para o mundo inteiro”.

O padre Chávez disse depois que o primeiro bispo do México, o frade franciscano Juan de Zumárraga — o bispo que presenciou a aparição da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na tilma do índio são Juan Diego — disse ao rei da Espanha que “talvez Deus queira e tenha querido que daqui, das Índias, a reforma universal continue, comece”.

Para o padre mexicano, as palavras de Zumárraga "são verdadeiramente, quase proféticas, porque é isso que a Santíssima Virgem de Guadalupe faz: uma reforma verdadeiramente profunda em Jesus”. 

“Ela nos conduz a Jesus; ela faz de Jesus novamente o centro da nossa existência”, disse o padre. “Se nos desviarmos, é Ela quem nos conduz a Jesus".

O congresso foi encerrado com um encontro entre os participantes e o papa Leão XIV na Aula Paulo VI, no Vaticano, em 6 de setembro. Na ocasião, o papa disse-lhes  que “contemplar o mistério de Deus e da história com o olhar interior de Maria protege-nos das mistificações da propaganda, da ideologia e da informação doentia, que nunca saberão anunciar uma palavra desarmada e desarmante” e que isso “abre-nos à gratuidade divina, a única que torna possível o caminhar juntos das pessoas, dos povos e das culturas na paz (cf. Lc 24, 36.46-48)”.

“Um grande compromisso”

O padre Chávez disse que ter participado do evento mariano em Roma "nos enche de emoção e também nos enche de um grande compromisso de viver o que é proclamado".

"Ese encontro foi uma verdadeira experiência que honra o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, todos nós que fazemos parte dele e todos aqueles que de alguma forma deixaram nossas salas de aula", disse Chávez.

“É também uma grande honra para mim, uma santa honra, representar o Capítulo da Basílica de Guadalupe”, disse o padre, que também é mestre teólogo guadalupano no santuário mariano que abriga a imagem original de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México.

“Na Santa Sé, pudemos falar sobre a mensagem e a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe”, cuja mensagem é “um tesouro eclesial para toda pessoa de boa vontade”, enfatizou ele.


As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar