Sep 8, 2025 / 08:59 am
O papa Leão XIV inaugurou oficialmente na tarde da última sexta-feira (5) o Borgo Laudato si' em Castel Gandolfo, Itália, com uma celebração litúrgica destacando a “vocação” de cada pessoa para cuidar da criação.
Antes de celebrar uma liturgia da Palavra especial num complexo de estufas, o papa percorreu a propriedade num carrinho de golfe e parou para cumprimentar funcionários e estudantes que colaboram no projeto ambiental inspirado na encíclica Laudato si', publicada pelo papa Francisco em 2015.
Em sua reflexão sobre o Evangelho de são Mateus, o papa Leão XIV disse que cada pessoa humana tem a grande responsabilidade e o privilégio de respeitar o “desígnio do Criador”.
“Jesus destaca o lugar especial reservado, no ato criativo, ao ser humano: a criatura mais bela, feita à imagem e semelhança de Deus”, disse Leão XIV em sua breve homilia.
“O cuidado da criação, portanto, é uma verdadeira vocação para todo ser humano, um compromisso a ser vivido dentro da própria criação, sem nunca esquecer que somos criaturas entre criaturas, não criadores”, disse também o papa.
Falando sobre seu antecessor, o papa Francisco — que iniciou o projeto do Borgo Laudato si' e a liturgia da Missa pelo Cuidado da Criação — Leão XIV disse que a vila é uma “semente de esperança” para as pessoas comprometidas em promover a “conversão ecológica” da humanidade por meio da educação e da catequese.
“É importante, como escreveu meu antecessor, recuperar uma harmonia serena com a criação, refletir sobre nosso estilo de vida e nossos ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e em tudo o que nos rodeia”, disse Leão XIV, citando a carta encíclica publicada por Francisco em 2015.
“O Borgo Laudato si', que inauguramos hoje, é uma das iniciativas da Igreja que visa concretizar essa vocação de sermos guardiões da obra de Deus”, disse ele.
O complexo ecológico tem sistemas de isolamento de última geração, sistemas fotovoltaicos e de gestão circular de água, assim como espaços para atividades educacionais para estudantes.
No fim da liturgia, o papa Leão XIV abençoou a vila com água benta e todos os presentes na liturgia.
O cantor italiano Andrea Bocelli e seu filho Matteo, que estavam entre os convidados para a celebração, ofereceram ao papa uma canção para marcar a ocasião.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar